Santa Catarina: lockdown ou barbárie

O Brasil tem a pior gestão da pandemia do mundo e Santa Catarina está batalhando pelo título nacional de descaso. Os interesses econômicos têm sido colocados acima da vida, mesmo com o esgotamento do sistema de saúde.

Márcio Vargas 3 mar 2021, 12:00

A atuação criminosa de Bolsonaro e seus desministros aceleraram a curva de contágio do SARS-COVID-19, o boicote sistemático, inviabilizando à vacinação em massa, o desinvestimento no SUS (R$ 40 bilhões orçados a menos em 2021), o incentivo às aglomerações e a vida “normal”, a negação da ciência e as incessantes campanha de fake news, compõem uma pequena amostra de sua ação genocida. Seguindo o péssimo exemplo, desse que está presidente, Santa Catarina vive o momento mais grave da pandemia, sem leitos e desgovernada.

Recém resgatado de um impeachment, um processo não relacionado a aquisição de 200 respiradores fantasmas por R$ 33 milhões, o governador catarinense parece ignorar o colapso no sistema de saúde. Hoje (3) começaram o translado de pacientes para outras Unidades da Federação, entretanto, Moisés insiste na retomada das atividades presenciais na educação, na normalidade das atividades não essenciais de todos os setores da economia, exceto aos finais de semana (um lockdown meia-boca), atendendo exclusivamente aos interesses dos grandes empresários, principalmente os super-ricos: 10 entre os 33 dos novos bilionários da Forbes 2020 são catarinenses, inclusive o “Véio da Havan”.

O séquito bolsonarista empoderado têm causado perdas de vidas sem precedentes em Santa Catarina, mesmo para os padrões brasileiros. Em Itajaí, a taxa de mortalidade é 58,3% maior do que a do estado, fruto da distribuição oficial do kit com medicamentos para o “tratamento precoce”. Em Chapecó, em razão da “resistência de alguns médicos ao protocolo”, receitas médicas da rede privada passaram a ser aceitas na distribuição de remédios pelo município.

Na direita catarinense light, Gean Loureiro, prefeito de Floripa, recém retornado de suas férias em Cancún, provavelmente, não tomou conhecimento da recomendação do Ministério Público estadual, feita há duas semanas, para que fossem adotadas medidas para que não falte oxigênio(!). É emblemático o caso da enfermaria do Hospital Florianópolis, do SUS, ontem (2) alcançava 170% de ocupação, contrastando com a venda, em uma farmácia no bairro do Estreito, do “tratamento precoce comprovado para Covid-19”.

Termos suaves não são capazes de descrever o cenário caótico em pleno “sul maravilha”: é um projeto bem sucedido de morte, especialmente para a classe que vive do trabalho e paga com a vida pela manutenção da “normalidade” para “salvar a economia”, um ato bárbaro apoiado pela dita opinião pública. Somente um lockdown rígido pode aplacar o contágio, neste país sem vacinas e neste estado sem leitos.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão