25 anos do massacre de Eldorado de Carajás e a luta constante por justiça e liberdade

Memória para nunca esquecer e justiça para mudar. Para que Eldorado dos Carajás nunca mais se repita e para formar as trincheiras de luta de que precisamos!

Tarsila Amoras 17 abr 2021, 20:19

No dia que se completa 25 anos do 17 de abril de 1996 – marcado pelo massacre de 21 trabalhadores sem terra por 155 policiais militares em Eldorado dos Carajás, sudeste do Pará – estivemos presentes no acampamento do MST Terra Cabana, em Benevides, região metropolitana de Belém.

O massacre que levou a vida de luta de 21 companheiros na curva do “S” foi uma resposta brutalmente violenta à mais de 3,5mil famílias que ocupavam a fazenda Macaxeira e estavam em busca da sua desapropriação. Determinados a matar e construir um episódio sangrento, 155 PMs de Parauapebas e Marabá executaram os trabalhadores com suas próprias ferramentas de trabalho e em 13 deles deferiram de maneira desumana mais de 4 tiros a cada um. De todos os envolvidos apenas 2 foram condenados, Coronel Pantoja (228 anos) e Major Oliveira (158 anos).

25 anos depois a luta pelo direito a terra e a reforma agrária segue viva e formando novas fileiras de luta. O acampamento Terra Cabana surgiu há 5 anos e é localizado em um terreno que estava em desuso por um grande fazendeiro, ele não conseguiu ser hipotecado e depois foi leiloado pelo banco à empresa CCS e que hoje ameaça de despejo as 80 famílias residentes.

O grande latifúndio tem suas amarras na exploração da classe trabalhadora e nas suas restrições ao direito a vida. A terra, a alimentação, as relações sociais fazem parte de uma vida que não importa para o capitalismo. Os grandes empresários fazem hoje da Amazônia território de extermínio dos povos e da terra. Quando o agronegocio se coloca como regra e se fantasia de pop não há espaço para nada além do que for para alimentar o próprio sistema econômico de quem manda, quem obedece e quem morre.

A juventude sem terra que encontra forças nos mártires da luta contra os grandes exploradores é quem hoje está também nas batalhas de construção política contra Bolsonaro, Salles e sua trupe. É quem reuniu conosco e pautou que a revolução é feita conhecendo nossa história – e por isso é necessário nunca esquecer do massacre de Eldorado dos Carajás e tantos outros episódios de dor da luta de classes – e armando para os enfrentamentos atuais contra as grandes milícias no campo, os jogos das mega empresas e um poder público corrompido que serve a famílias tradicionais. Mas para além dos próprios sonhos por um mundo diferente, há algo que une esses jovens: estar na mira de um governo que mata o futuro dos jovens negros mais pobres no campo e na cidade, nos acampamentos e nas periferias. E como a Dirigente Estadual da Juventude do Movimento Sem Terra no Pará compartilhou conosco que não custa sonhar com o acampamento Terra Cabana com uma biblioteca comunitária, uma rádio e uma escola, também reafirmo e compartilho que nada é impossível até que se torne possível. A juventude que ousa lutar é aquela que não aceita as coisas como são, por isso o futuro é nosso, da negritude, das mulheres, dos LGBTs, da diversidade de povos no campo e na cidade, pois a chama segue acessa e viva.

Lutaremos até o fim, porque lá é o nosso começo! Memória para nunca esquecer e justiça para mudar. Para que Eldorado nunca mais se repita e para formar as trincheiras de luta de que precisamos!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão