A Justiça não é cega, a Justiça é racista: campanha por Gustavo Amaral

O Juntos seguirá na luta por justiça para Gustavo Amaral e contra o racismo estrutural.

Fran Rodrigues e Patrick Veiga 21 abr 2021, 16:49

Em 19 de abril de 2020, Gustavo Amaral foi assassinado pela Polícia Militar no município de Marau, interior do Rio Grande do Sul. Ontem completou-se um ano da execução. O coletivo Juntos! marcou a cidade de Porto Alegre com faixas da campanha “A justiça não é cega, a justiça é racista!”, denunciando o arquivamento do inquérito policial, com a concordância do Ministério Público e do judiciário, baseado na tese da “legítima defesa imaginária”. 

O que é a tal da legítima defesa imaginária? No dia do seu assassinato, o soldado da PM alegou ter confundido o celular de Gustavo com uma arma. Isso em um carro onde o único atingido pelos dois disparos era o jovem negro, com roupas da empresa e nem um pouco parecido com o suposto bandido que a polícia estava procurando. 

A campanha é uma ação conjunta entre a família de Gustavo Amaral e o Juntos!, que vêm mobilizando a campanha que exige justiça para Gustavo com a punição de seu assassino desde o início.

Na tarde de hoje, 20,  o coletivo Juntos promoveu uma coletiva de imprensa que contou com a participação da família do Gustavo e do advogado do caso, além da deputada federal Fernanda Melchionna e do sociólogo Gilvandro Antunes. Nessa atividade, foi apresentado o resultado da perícia independente contratada pela família, elemento que tem o potencial de desarquivamento do inquérito por constituir nova prova.

Antes da coletiva, uma comissão da campanha foi recebida no Ministério Público para protocolar o documento pericial. 

A pressão exercida pelo movimento conquistou uma importante vitória: o parecer favorável ao PL 211/2020, o projeto proposto pela Deputada Luciana Genro, e batizado de Lei Gustavo Amaral, prevê a instalação de câmeras nas fardas e viaturas policiais, a exemplo do que já acontece em alguns estados dos Estados Unidos.  A pressão agora será pela tramitação e aprovação do projeto.

O Juntos seguirá na luta, não apenas por justiça individual para o caso de Gustavo Amaral, mas contra o racismo estrutural, inexoravelmente ligado ao modo de produção capitalista. A luta antirracista é necessariamente uma luta anticapitalista.

Essas importantes vitórias foram conquistadas no mesmo dia em que o policial Derek Chauvin foi condenado pelo assassinato de George Floyd. Vitória do movimento Black Lives Matter, apontando que o caminho é a luta! 


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão