Uma polêmica clara e curta

Uma polêmica com Valério Arcary.

Roberto Robaina 30 abr 2021, 15:45

Valério Arcary, expressão pública da corrente Resistência, tem defendido a necessidade de um governo de esquerda com um programa de esquerda para o Brasil. Tenho total acordo com essa posição. No seu artigo para “Brasil de Fato”, ele elenca os pontos programáticos dessa frente. Também estou totalmente de acordo, ainda que de cara agregaria a estatização do sistema financeiro como ponto essencial.

A questão é que ele está propondo este programa também ao PT, e dizendo que Lula pode ser o candidato do PSOL no primeiro turno. Aqui, a lógica termina, simplesmente porque o PT já deixou claro que não concorda com esse programa. E Lula muito menos. É óbvio que todos apoiariam Lula no primeiro turno se ele assumisse tal programa. Mas isso simplesmente é falso. E sustentar algo falso gera apenas ilusões e/ou confusões. Lula já disse que quer retomar sua experiência de governo, que foi caracterizada por Valério como de um governo social-liberal ou de frente popular, jamais como um governo de esquerda ou anticapitalista. Lula já disse não à proposta de Valério há muitos anos. E já disse que não mudou de ideia. Por que Valério segue insistindo nisso? Será que ele acredita que Lula vai mudar de posição? Realmente seria algo ingênuo demais ou pretensioso demais. Não creio que sejam atributos de Valério. Caberia a Valério dizer se ele segue defendendo o apoio a Lula ou a um programa de esquerda.

Enfim, creio que seria útil a Resistência se unir com as forças do PSOL, que, diante de uma eleição em dois turnos, sabem que devem se comprometer desde já com o apoio ao candidato contra Bolsonaro no segundo turno e, ao mesmo tempo, em erguer a bandeira de uma candidatura própria para defender o programa de esquerda no primeiro turno.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores