Votar pelo mal menor é uma coisa; governar com a burguesia é outra

Marcelo Freixo deu entrevista ao jornal O Globo, defendendo a necessidade de uma frente ampla para derrotar Bolsonaro.

Roberto Robaina 5 abr 2021, 17:16

Marcelo Freixo deu entrevista ao jornal O Globo, defendendo a necessidade de uma frente ampla para derrotar Bolsonaro. Referia-se à eleição do governo do Rio de Janeiro, não apenas ao pleito nacional. No caso do Rio, Freixo apresenta sua própria candidatura como hipótese e sustenta uma aliança com o prefeito atual, Eduardo Paes, e Rodrigo Maia. A entrevista de Freixo está sendo muito criticada por setores de esquerda e por parte importante do PSOL. Na verdade, pela maioria da militância partidária, enquanto tem recebido apoio de muitas lideranças de outros partidos e pessoas corretamente preocupadas com a necessidade de derrotar a extrema direita e as milícias.

As posições de Freixo favoráveis à aliança não são de agora. Ele desistiu de concorrer à prefeitura com o argumento de que não havia se concretizado a aliança com PT e PDT, ainda que o PSOL tenha apoiado a posição de Freixo naquela ocasião. Paes acabou sendo o candidato mais forte e canalizou a luta contra Crivella, o corrupto e reacionário que estava no cargo e era apoiado por Bolsonaro. Mas isso é irrelevante agora. O que interessa mesmo é definir se a atual política de Freixo é justa ou não, se responde ou não aos interesses dos trabalhadores e do povo.

Embora as eleições estaduais não sejam iguais ao pleito nacional, já que a maioria dos governadores atuais não encarna o bolsonarismo, é fato que a eleição do Rio tem um peso específico muito maior do que a média nesta questão. Isso porque o Rio é o centro do bolsonarismo. É o estado de Bolsonaro, de sua família e de suas milícias. Então, é certo quando Freixo chama a mais ampla unidade para derrotar o bolsonarismo no estado. Não é certo, porém, defender uma chapa comum.

De nossa parte, a unidade de ação para defender as liberdades democráticas, a cultura, a ciência e a rejeição ao crime, às milícias e ao bolsonarismo é uma questão urgente e de princípios. O ideal desta unidade é que seja com ações de rua. Com a pandemia, esse método está interditado. Pelo menos por enquanto.

Mas é preciso ter iniciativas unitárias. Unidade de ação é uma coisa, outra, bem diferente, é assumir um projeto de governar com políticos burgueses liberais, defensores do capitalismo e com longos currículos de experiências na gestão do estado do Rio e do Brasil.

Neste ponto é que Freixo, infelizmente, abandona os interesses de classe dos trabalhadores e dilui a necessidade de lutar por um governo dos próprios trabalhadores, do povo pobre e de uma esquerda que não tenha medo de dizer seu nome e não aceite ser gerente dos interesses do capital.

Esse projeto independente é difícil de ser efetivado? Sim, as dificuldades são reais. Mas, como dizia o poeta russo, é preciso arrancar alegria ao futuro, mesmo que o planeta esteja ainda imaturo. É preciso acumular forças, aproveitar brechas, acelerar tempos, fortalecer corpos que encarnem o novo. Freixo está perdendo tal perspectiva. As forças com as quais ele está pensando se aliar governavam o Rio enquanto, nas suas barbas, cresciam as milícias. É verdade que no governo federal quem estava no poder era o PT, um partido surgido da classe trabalhadora, não um partido liberal burguês. A adaptação petista à ordem do capital mostra, sem dúvida, que há muitos obstáculos no caminho de quem não aceita governar com a burguesia.

Mas então, isso quer dizer que nas eleições apenas podemos marcar posição, caso não se tenha força para ganhar? Não necessariamente. Pode-se e deve-se marcar posição, ocupar espaço, disputar o programa e expor tais ideias junto ao povo abertamente. Numa eleição em dois turnos, isso é obrigação básica. No plano nacional, por exemplo, no segundo turno se pode votar no candidato que fará oposição a Bolsonaro. Mais do que poder, deve-se fazer isso. Em situações excepcionais, indicadas num documento que escrevi para a militância do PSOL chamado “As lições de Lenin e as eleições de 2022”, é possível até abrir mão de lançar chapa própria mesmo no primeiro turno. Do que não se pode abrir mão, em hipótese alguma, é da luta por uma mudança estrutural, o que só pode ser feito por um governo de ruptura com os grandes capitalistas. Neste sentido, a polêmica atual no PSOL vai muito além da polêmica com Freixo.

Uma parte da direção do PSOL quer ser parte da aliança com o PT para ser parte do eventual governo Lula. Alguns dirigentes do PSOL em SP participam já de governos municipais do PT em SP. Mas isso não é o grave. É uma discussão. O grave é que um eventual governo Lula não será um governo de ruptura com a burguesia. Não será um governo de esquerda. Lula não engana ninguém a esse respeito. Afirma de modo claro que fará um governo como já fez, tendo boa relação com os bancos privados e com os conglomerados da mídia patronal. Um governo apoiado no MDB e outros partidos burgueses dispostos a aceitá-lo. E Delfim Netto, o reconhecido ministro da economia no regime militar, já deixou claro que um novo governo Lula será útil para o capitalismo brasileiro, tal como havia previsto que seria em 2002.

Voltando ao Rio de Janeiro, a linha de Freixo é a aplicação consequente da linha de Lula, cuja candidatura é apoiada por correntes do PSOL, como a corrente do presidente nacional do partido. Quem sabe até o momento de decisão mesmo este setor psolista se dê conta da necessidade de candidatura própria e assuma o voto em Lula no segundo turno (um lugar em que certamente Lula estará). Mas que, neste caso, a decisão seja pelo voto, por uma decidida campanha para derrotar Bolsonaro, mas sem compor governo em caso de vitória. É claro que nossa posição seria revista caso Lula assumisse fazer um governo de esquerda. Mas esta é a hipótese real? Quem da direção do PSOL acredita nisso? Seria bom se fazer o debate claramente. Seria bom, aliás, prestar atenção no que Lula mesmo está dizendo. Mas, afinal, e Freixo? Bem, Freixo está simplesmente dizendo isso: se Lula pode governar com a burguesia, por que eu não posso? Se a corrente Primavera do PSOL apoia Lula, apesar desta evidência, por que não pode também me apoiar como candidato a governador do Rio tendo a mesma estratégia? Freixo, inclusive, se acha em vantagem em relação a Lula. Acredita que pode fazer no primeiro turno o que Lula pretende fazer no segundo e no governo. Creio que Freixo está iludido. Os políticos burgueses irão atrai-lo o máximo possível, afastá-lo da vanguarda social combativa e talvez até de seu partido, para logo negá-lo como candidato.

De nossa parte, não temos a ilusão de Freixo. Mas também preciso ser honesto e dizer que estou sem ilusões em Freixo. Falando em termos teóricos, Freixo não tem o menor critério de independência de classes para fazer política. Em termos práticos, Freixo abdicou de ser um líder das lutas do povo. Perdeu o PSOL. Esperamos que o PSOL não perca mais alimentando ilusões em outras propostas de colaboração de classes, com aparência mais popular, mas não por isso menos nefastas.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão