Massacre do Jacarezinho: chega de chacina nas favelas do Brasil!

É preciso transformar o luto em luta para acabar com as chacinas em todas as favelas do Brasil e para responsabilizar os genocidas Castro e Bolsonaro, que devem pagar pelos seus crimes.

Israel Dutra e Thiago Aguiar 8 maio 2021, 16:49

Um banho de sangue, uma execução sumária: não existem outras palavras para descrever o massacre ocorrido na última quinta-feira (6) na comunidade do Jacarezinho, no Rio de Janeiro. A absurda operação levou nove horas de terror ao entorno da comunidade, chegando a atingir pessoas que estavam no metrô. Invasão de casas, sangue por todo lado, desrespeito com qualquer legalidade: relatos bárbaros chegam das famílias de Jacarezinho. Até o presente momento, o número de vítimas chega a 28, sendo que a OAB e ativistas de Direitos Humanos ainda lutam para o reconhecimento da identidade das vítimas. É a operação mais letal, ou seja, a maior chacina da história do Rio de Janeiro, comparada com chacinas como a de Vigário Geral (1993) e da Baixada Fluminense (2005).

A invasão do Jacarezinho passou por cima da medida cautelar do STF que proíbe operações nas favelas durante a pandemia. Indignado, o ministro Fachin citou, em documento, uma possível “execução arbitrária”. Organizações do movimento negro, dos direitos humanos e de associações de moradores da favela condenaram imediatamente o ocorrido, responsabilizando o governo do Rio de Janeiro e a Polícia Civil pelo massacre. Na própria noite de quinta-feira, espontaneamente, moradores foram às ruas protestar e exigir justiça.

O modelo da operação tem raízes na gestão política das ditas “operações de combate ao tráfico” nas favelas e bairros pobres do Rio de Janeiro, sob inspiração inicial do agora ex-governador Wilson Witzel. Expressão da decadência da casta política fluminense, Witzel foi cassado em menos de dois anos de mandato, não sem antes deixar um legado de truculência e morte. Foi Witzel quem debochou da quebra da placa de Marielle, popularizou o termo “atirar na cabecinha” para promover as execuções, comandou a operação desastrada em Angra dos Reis e comemorou, imitando o gesto de comemoração de um gol, a morte como desfecho de um sequestro de um ônibus na ponte Rio-Niterói. Seu substituto, Cláudio Castro, não apenas aprofundou a linha agressiva de prosseguir o genocídio da juventude negra e pobre da periferia, como se alinhou ainda mais com Bolsonaro na defesa desse projeto de gestão da segurança pública – que não é outro, senão uma verdadeira guerra contra o povo. 

Como escreveram Patrick Veiga e Daniel Costa, denunciando o caráter racista e genocida da chacina:

“O Estado segue avançando com seu projeto racista e genocida. Nem são precisos dados para saber o óbvio: certamente, a maioria das mortes dessa operação são de pessoas negras. Tentam apagar a nossa identidade, e impor a ideia de que todo preto favelado é um potencial bandido, e veremos nos próximos dias todos os assassinados de hoje sendo chamados de ‘suspeitos’. Isso acontece, mesmo com vídeos de policias invadindo casas e diversos relatos de abuso policial e assassinato de inocentes. Ainda que não exista pena de morte no Brasil, o Estado conscientemente mata nossas perspectivas, nossos sonhos e nossos corpos.

A declaração da polícia é reveladora: ‘lá não estavam suspeitos, estavam criminosos’. Claramente, trata-se de um julgamento sumário, sem direito ao julgamento e à ampla defesa. A operação, que pretendia prender 21 investigados, matou 25, prendeu apenas seis e feriu dezenas”.

A disputa de narrativa no dia seguinte é um marco da luta política. Por um lado, o movimento negro, dos moradores de favela, reagiu com atos contundentes: pela manhã, já uma faixa percorria as principais ruas da comunidade, numa passeata de movimentos e lideranças que juntou cerca de 200 pessoas com a palavra de ordem “Parem de nos matar”. O ato da parte da noite ganhou corpo, com quase duas mil pessoas, em sua maioria da comunidade, muitos jovens e mulheres negras, que ganhou grande apoio, repercussão e simpatia popular. Estiveram presentes, pela manhã e à noite, lideranças do PSOL como Renata Souza, Dani Monteiro, David Miranda, Josemar Carvalho e Patrícia Félix, além de movimentos de juventude e de educação popular como Juntos, Emancipa, UJR, Afronte, Rua, LPJ, além outros partidos da esquerda. O movimento de mães também fez um protesto em frente ao hospital Souza Aguiar, exigindo a imediata liberação e identificação dos corpos das vítimas. 

Por outro lado, parte do bolsonarismo manifestou-se em defesa da ação da polícia. O vice-presidente Hamilton Mourão declarou à imprensa que os mortos na operação eram “todos bandidos”.

A responsabilidade não é apenas do governador Cláudio Castro. Como fiel seguidor de Bolsonaro, ele reza a cartilha dos milicianos e dos que atuam contra o povo. Na noite anterior, a reunião entre o presidente e o governador mostrou o óbvio: um acordo entre ambos para fazer pagar com vidas a mudança do eixo da discussão geral – para o bolsonarismo, interessa mais polarizar ao redor da chamada segurança pública do que do verdadeiro caos que o país atravessa. Estamos na iminência de um apagão de vacinas, a economia está derretendo e Bolsonaro está contra as cordas na CPI.

A política da chamada “guerra às drogas” evidencia o fracasso desse tipo de ação policial, que acaba tendo como objetivo único a perpetuação do genocídio contra o povo pobre e negro. A saída para enfrentar o genocídio em suas múltiplas dimensões – o descontrole da pandemia e as chacinas contra o povo negro das favelas e periferias do Brasil – é organizando os protestos e responsabilizando os governos pelos crimes que cometem.

A passeata por justiça para Jacarezinho foi uma resposta contundente, capaz de irradiar esperança da revolta. No dia 18 de maio, completa-se um ano do assassinato do adolescente João Pedro, em São Gonçalo, data que familiares e movimentos sociais querem marcar como um capítulo na luta por justiça. O movimento negro de várias partes do país está convocando um calendário de lutas, que passa por novos protestos nesse final de semana e por uma jornada nos dia 13, 18 e 22.

É preciso transformar o luto em luta para acabar com as chacinas em todas as favelas do Brasil e para responsabilizar os genocidas Castro e Bolsonaro, que devem pagar pelos seus crimes. O deputado federal David Miranda (PSOL-RJ) apresentou o pedido de impeachment do governador Castro por sua responsabilidade no massacre mais letal da história fluminense. A esquerda social e o PSOL devem apoiar de forma decidida as iniciativas do movimento negro e da auto-organização dos territórios, bairros e favelas. Apenas com esse passo podemos avançar na unidade da luta popular para derrotar nossos inimigos. O caminho está na luta.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão