A nossa segurança pública também pede socorro
Foto: Brigada Militar/ FB/ Divulgação

A nossa segurança pública também pede socorro

Precisamos ter um olhar voltado para as e os funcionários da segurança pública, exigindo justiça para quem cometer arbitrariedade e a devida valorização da carreira.

Luciana Genro 8 jun 2021, 17:05

Os últimos dias foram trágicos para a segurança pública em Caxias do Sul. Quero expressar toda minha solidariedade às famílias do agente penitenciário Clóvis Antônio Roman e do jovem Matheus da Silva dos Santos. Ambos foram mortos em dois casos que revelam os problemas enfrentados na segurança pública em nosso estado.

De um lado, uma ação de resgate de um detento resultou na morte de Clóvis, que estava fazendo seu trabalho de escolta. Já Matheus levou um tiro na cabeça por um guarda municipal porque cometeu uma infração de trânsito.

Não podemos naturalizar a morte de quem trabalha na segurança pública ou de pessoas abordadas. Mudar essa realidade passa também pela valorização dos agentes de segurança, como são os trabalhadores do sistema penitenciário. Finalmente o governo enviou para a Assembleia a regulamentação da polícia penal. Vamos trabalhar pelo aprimoramento e aprovação deste PL. Também é preciso investir no treinamento adequado de todos estes profissionais.

A nossa segurança pública também pede socorro. Agentes mal pagos, sobrecarregados e com carreiras e treinamentos deficientes carregam nas costas o peso da crise social.  A população, por outro lado, acaba convivendo com esta situação de guerra sem fim, sendo muitas vezes vítimas de ações desproporcionais como esta ação da Guarda Municipal em Caxias.

A contrapartida por parte dos governos não vem. Garantia de treinamento adequado, melhores salários e condições de trabalho dignas soam como promessas vazias em época de campanha, pois não se tornam realidade. Os brigadianos de nível médio estão em luta pela modernização da carreira, mas o governo não envia uma proposta para o parlamento.  Precisamos olhar com muita atenção para a segurança pública e para o treinamento oferecido aos agentes, cobrando com muita firmeza aqueles que cometem arbitrariedades e exigindo dos governos a valorização das carreiras. Essa lógica perversa em que trabalhadores da segurança matam e morrem todos os dias precisa ter fim.


TV Movimento

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.

Lançamento: “A Alemanha da Revolução ao Nazismo: Reflexões para a Atualidade”, de Luciana Genro

O lançamento ocorre na quarta-feira (31), a partir das 19h, com um debate com Luciana Genro e Roberto Robaina. Assista!
Editorial
Israel Dutra | 14 mar 2024

Seis anos sem Marielle, seis anos sem justiça!

Neste 14 de março, mais uma vez exigimos: nem esquecimento, nem perdão para Marielle e Anderson!
Seis anos sem Marielle, seis anos sem justiça!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!