Em 19 de junho, todos às ruas: Fora, Bolsonaro!

Em 19 de junho, todos às ruas: Fora, Bolsonaro!

A melhor reação ao golpismo de Bolsonaro é combatê-lo desde já. É momento de apostar na mobilização de nosso povo pela queda deste governo: impeachment já! Todos às ruas em 19 de junho!

Israel Dutra e Thiago Aguiar 17 jun 2021, 20:42

Depois da vitoriosa jornada do dia 29 de maio, quando meio milhão de manifestantes tomaram as ruas de 200 cidades brasileiras, o movimento social e organizações políticas, sindicais e estudantis convocam a continuidade dessa luta. Neste sábado, 19 de junho, tomaremos as ruas de todo o Brasil num só grito: Fora, Bolsonaro!

O Brasil segue sendo um dos epicentros da pandemia da Covid-19 – ontem (16), o país registrou um terço das mortes diárias pela doença em todo o mundo –, enquanto Bolsonaro continua sua sanha genocida, sabotando medidas de combate à doença e diariamente realizando provocações e ameaças golpistas.

Já mostramos que é possível ir às ruas com os devidos cuidados sanitários. É nossa obrigação ampliar essa luta, deter o golpismo de Bolsonaro e a escalada de mortes pela Covid-19 e pela miséria.

Contra o ajuste de Guedes, a destruição nacional, a inflação e o empobrecimento do povo

Assistimos às mortes e à destruição nacional. Bolsonaro e seus cúmplices atuam como cupins, devorando o patrimônio público construído pelo suor de nossos pais e avós, e atacando nossos direitos conquistados pelas lutas e lágrimas de gerações. O mais novo episódio é a escandalosa privatização da Eletrobrás. Em conluio com suas bancadas parlamentares venais, o governo pretende fatiar e distribuir o butim do sistema elétrico enquanto especialistas anunciam os riscos de apagão nos próximos meses.

Ao contrário do que dizem os apoiadores do governo, a suposta “recuperação” dos índices de crescimento não tem qualquer relação com o mundo real e com a vida do povo: a renda média do brasileiro ficou abaixo dos R$ 1 mil pela primeira vez em 10 anos. O aumento em 20% nas contas de luz e a escalada criminosa de aumentos no preço do gás de cozinha, enquanto a Petrobrás anuncia a ampliação da distribuição de dividendos para seus acionistas, são exemplos da verdadeira guerra de classes em curso no país.

Ao mesmo tempo, o sempre canalha Paulo Guedes não decepciona e agora propõe distribuir sobras de refeições e de restaurantes para os famintos que seu governo multiplica. A CPI da Covid-19 oferece um espetáculo diário do caos assassino promovido pelo governo nos últimos meses. Agora, sabe-se o que era óbvio: muitos lucraram com a venda criminosa de remédios sem efeito para a doença. Cafajestes multiplicam-se à sombra do bolsonarismo, arreganham seus sorrisos e enchem seus bolsos. Até quando?

Ocupar as ruas para deter a sanha golpista de Bolsonaro!

Enquanto meio milhão de brasileiros foram condenados à morte pela Covid-19 e nosso povo segue condenado ao desemprego, ao empobrecimento e à violência, Bolsonaro debocha do país entrando em aviões comerciais para provocar passageiros e reúne o punhado de fascistas que ainda o segue em desfiles de motocicleta.

O desgaste de Bolsonaro amplia-se, mas, em contrapartida, ele responde aumentando sua agressividade e as ameaças de golpe. Até mesmo analistas burgueses agora reconhecem a hipótese golpista de Bolsonaro como um risco real.

Como afirmou Roberto Robaina em artigo recente para a Revista Movimento:

“Se assim for, a hipótese golpista pode se converter mais em uma tentativa de anarquia do que em um plano de controle do poder. Sem resistência, a anarquia bolsonarista vira alternativa. Se não cola, a tentativa poderia pelo menos validar a política para manter forte o bolsonarismo, mantê-lo ativo mesmo perdendo as eleições. Isso também no caso de não haver resistência que responda à altura.

Se tais análises têm razão de ser, é evidente que devem ser levadas em conta na política de quem sabe que o país não suporta mais a continuidade deste governo. A primeira resposta diante deste risco é chamar as mobilizações pelo Fora Bolsonaro. Que sejam fortes, cada vez mais decididas. Eis aí o antídoto principal. Por isso, também o dia 19/6 será importante. São momentos da luta política em que a natureza defensiva e ofensiva da luta se mesclam”.

A melhor reação ao golpismo de Bolsonaro é combatê-lo desde já. Diante das milhares de mortes diárias, da crise econômica e das ameaças de sabotagem eleitoral e de golpe, é o momento de apostar na mobilização de nosso povo pela queda deste governo: impeachment já!

O PSOL precisa ocupar seu lugar nas ruas e mobilizações de nosso povo, sem confiar nas articulações com partidos burgueses e aparelhos desmoralizados que jogam com o sofrimento de nosso povo como ativo eleitoral. O Brasil precisa de um PSOL independente e anticapitalista. Por isso, estamos com Glauber Braga para apresentar nosso programa e oferecer uma saída para o povo trabalhador e a juventude. Neste sábado, com todos os cuidados sanitários, máscaras e disposição de luta, todos às ruas! Fora, Bolsonaro!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão