Golpe e mobilizações revolucionárias
Rafael Giovannini

Golpe e mobilizações revolucionárias

Tenho lido analistas sérios afirmando que Bolsonaro está preparando um golpe. Tal perspectiva não é imediata, mas, de fato, essa caracterização deve ser levada a sério.

Roberto Robaina 13 jun 2021, 16:22

Tenho lido analistas sérios afirmando que Bolsonaro está preparando um golpe. Tal perspectiva não é imediata, mas, de fato, essa caracterização deve ser levada a sério.

As possibilidades de Bolsonaro ganhar as eleições estão muito menores do que antes da gestão genocida da pandemia, e hoje se pode dizer que é improvável sua continuidade.

No imediato, ademais, a CPI, apesar da fraca arguição dos senadores, está revelando os crimes do presidente e de seu entorno e revelará ainda mais com a importante quebra do sigilo telefônico de seus colaboradores. Então, a tentativa de provocar mais crise e a própria virada de jogo via golpe são uma hipótese real. Isso pode se expressar como ocorreu nos EUA com Trump, via a não aceitação do resultado eleitoral.

Se assim for, a hipótese golpista pode se converter mais em uma tentativa de anarquia do que em um plano de controle do poder. Sem resistência, a anarquia bolsonarista vira alternativa. Se não cola, a tentativa poderia pelo menos validar a política para manter forte o bolsonarismo, mantê-lo ativo mesmo perdendo as eleições. Isso também no caso de não haver resistência que responda à altura.

Se tais análises têm razão de ser, é evidente que devem ser levadas em conta na política de quem sabe que o país não suporta mais a continuidade deste governo. A primeira resposta diante deste risco é chamar as mobilizações pelo Fora Bolsonaro. Que sejam fortes, cada vez mais decididas. Eis aí o antídoto principal. Por isso, também o dia 19/6 será importante. São momentos da luta política em que a natureza defensiva e ofensiva da luta se mesclam. Na linha da melhor defesa é o ataque, o movimento de massas deve tomar as ruas.

Aqueles que pensam apenas em esperar 2022 são os que desarmam a defesa. Desarmam a defesa e impedem a ofensiva. Sim, porque Bolsonaro pode ser derrubado neste ano, combinando as revelações da CPI e a ação das ruas. A burguesia brasileira já dividida quanto ao apoio ao governo (seus setores mais importantes não querem sua continuidade, mas pretendem realizar a mudança pela via eleitoral em 2022, sem apoiar impeachment agora) não resistiria ao peso decidido das ruas.

A força das ações de rua dos chilenos mostra do que as ruas são capazes. Então, é hora de não deixar o governo respirar. Sua ação de sábado com os motociclistas em SP mostrou que Bolsonaro sabe também que a melhor defesa é o ataque. Mas seu ataque mostrou-se fraco. Jogou todo seu aparato para convocar sua ação no estilo Mussolini, mas os cavalos bolsonaristas estiveram longe de ser um número relevante. Algo parecido com o esforço chileno levado adiante pelos trabalhadores brasileiros os poria para correr. Mas, neste caso, seria uma revolução. Menos do que isso pode ganhar, porque faria a burguesia acelerar sua queda.

O fato é que devemos começar. Bolsonaro precisa ser derrubado. E vamos por mais: Bolsonaro precisa ser preso. Um genocida como ele não pode apenas perder o poder.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão