Futebol: ponta de lança da crise nacional

Futebol: ponta de lança da crise nacional

Não queremos Copa América! Queremos Vacina! Todos às ruas nos protestos contra a copa e no dia de lutas unitário no próximo dia 19. Fora, Bolsonaro!

Israel Dutra e Thiago Aguiar 10 jun 2021, 20:30

Às vésperas do início da Copa América, o torneio tem despertado controvérsias e colocado o futebol no centro do debate político nacional. A decisão do governo Bolsonaro de sediar o evento, em acordo com a Conmebol, tem caráter político. Depois de a Colômbia desistir de sediar o evento por conta da rebelião de massas que tomou o país, a Argentina, que também sediaria partidas, igualmente anunciou sua desistência por conta da pandemia da Covid-19. Para garantir seus contratos milionários de transmissão e de patrocínios, a Conmebol buscou apoio em Jair Bolsonaro, que busca retomar a inciativa diante da crise permanente e da perda de sua popularidade, para levar o evento ao Brasil, apesar do descontrole da pandemia, que rapidamente se aproxima das 500 mil mortes no país.

Os jogadores da seleção brasileira e o técnico Tite não esconderam sua insatisfação, num contexto de crise da direção da CBF, que levou ao afastamento de seu presidente, Rodrigo Caboclo, envolvido num escândalo de assédio moral e sexual contra uma funcionária da entidade. Bolsonaristas e o vice-presidente Hamilton Mourão chegaram a pedir a demissão de Tite. Durante alguns dias, circulou a hipótese de boicote, por parte da seleção brasileira, da Copa América, o que comprometeria todo o torneio. Ao final, os jogados assinaram um manifesto criticando a realização da Copa América, mas aceitando entrar em campo, o que gerou frustração em muitos.

O episódio, de todo modo, expõe o governo. Bolsonaro sempre fez questão de aparecer com camisetas de time de futebol e tentou trazer o evento como forma de desviar o debate público das revelações da CPI da Covid-19, do golpismo bolsonarista escancarado pelo inquérito do STF e da crise militar das últimas semanas. A camiseta da seleção tornou-se símbolo dos protestos da direita desde 2015. Em 2019, os jogadores confraternizaram na final da Copa América com Bolsonaro. O cenário, agora, aponta mudanças com o descontentamento com a imposição de uma Copa América contestada nas portas da terceira onda da pandemia de Covid-19.

Cresce o mal-estar

Tal como o no ato do último dia 29, quando artistas tomaram posição e foram às ruas, o desconforto, mesmo que tímido, entre os jogadores e as declarações duras contra a decisão do governo de jornalistas esportivos e do público do esporte indicam que o sentimento de mal-estar cresce e está a ponto de generalizar-se na sociedade. Motivos não faltam: a miséria cresce nas grandes cidades; o governo demonstra diariamente sua incompetência e sua sanha autoritária; as promessas de recuperação econômica ainda são miragens para as grandes massas; a falência de pequenos e médios empresários; as evidências criminosas da gestão do meio ambiente; a corrupção generalizada no governo, como as denúncias do chamado “orçamento secreto”; além do estímulo à violência policial, que se manifesta nas brutais operações em favelas e periferias, como a que nesta semana matou a jovem grávida Kathlen Romeu, apenas um mês depois da chacina em Jacarezinho.

A dinâmica pela frente é ainda pior. Especialistas insistem nos riscos da crise hídrica nacional, de caráter histórico, que deve levar a restrições no consumo de energia, além de aumento da inflação com o acionamento de usinas térmicas com produção mais cara. O povo já sente os efeitos do descaso do governo na conta de energia elétrica, enquanto seus ministros e sua base parlamentar articulam a rapina na privatização da Eletrobrás. Não se descarta um novo “apagão” ou racionamento de energia, como o vivido em 2001. Na CPI da Covid-19, os depoimentos de membros e ex-membros do governo cheios de contradições e mentiras são uma ofensa diária ao povo enquanto os números de mortes diárias superam novamente 2,5 mil. A relação do bolsonarismo com as FFAA e polícias militares, após Bolsonaro fazer o comando do Exército manter Pazuello impune, é outro tema sensível que toma o debate do país.

O retorno de ocupações urbanas (como a luta recente em São Caetano do Sul) e a retomada das ocupações rurais, após as grandes manifestações de 29 de maio, mostram que o mal-estar, dentro e fora dos gramados, começa a se expandir em amplas camadas do povo.

Não queremos Copa América: queremos vacina e impeachment!

O calvário da Covid-19 no Brasil não tem fim. Em junho, os números de contágios e mortes novamente escalam. Especialistas avaliam se se está no início de uma terceira onda e o país está próximo de alcançar a trágica marca de meio milhão de óbitos, enquanto o calendário de vacinação segue instável e sujeito a redução semana a semana das expectativas de doses oferecidas pelo governo. As manifestações do dia 29 colocaram a indignação nas ruas. Com muito apoio popular, centenas de milhares se pronunciaram em 200 cidades do Brasil.

Enquanto isso, Bolsonaro arma sua tropa e pretende organizar um grande desfile golpista com motociclistas em São Paulo no próximo sábado. Mas a sanha golpista do bolsonarismo terá uma resposta. Não queremos Copa América! Queremos Vacina! Todos às ruas nos protestos contra a copa em todo o país e no dia de lutas unitário no próximo dia 19. Fora, Bolsonaro! 


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão