Luta feminista no atacado e no varejo
175383471_471686877373911_6757252221587167578_n

Luta feminista no atacado e no varejo

Não podemos homenagear criminoso! Pela mudança imediata do nome da Rua Samuel Klein, em São Caetano do Sul.

Bruna Porciúncula 6 jun 2021, 17:47

A sede da primeira Casas Bahia, em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, é como um atalho para quem usa as linhas do trem e o sistema de ônibus com a ideia de desembarcar na área comercial do centro da cidade. É por dentro da loja que as pessoas cortam caminho e desembocam na Rua Samuel Klein, via que leva o nome do fundador da rede Casas Bahia. A homenagem foi iniciativa do prefeito José Auricchio Junior, que, em 2018, apresentou à Câmara Municipal de São Caetano do Sul um projeto de lei para alterar a designação de um trecho da Rua João Pessoa e, assim, prestar honras ao judeu polonês que fugiu dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e se instalou no Brasil.

Em quatro páginas, a justificativa do projeto de lei enaltece as qualidades de Samuel Klein como homem empreendedor e que, com muito trabalho e persistência, criou um império varejista voltado ao consumidor mais popular. O nome da rede fundada em 1952 é, inclusive, uma homenagem aos principais clientes de Klein quando ainda era um mascate que vendia de porta em porta cobertores e roupas de cama: os nordestinos que chegavam à Grande São Paulo em busca de emprego nas montadoras de carros multinacionais, recém-autorizadas por Juscelino Kubitschek a operarem no país.

Mas as mais honrosas biografias sempre estão vulneráveis aos segredos dos biografados, e a de Samuel Klein, morto em 2014, enlameou-se quando veio à tona um esquema de aliciamento de crianças e adolescentes para exploração sexual em que o próprio empresário e seu filho Saul Klein são os protagonistas. O corredor da sede da Casas Bahia não levava somente famílias pobres aos seus sonhos de consumo, mas também à armadilha criminosa que os Klein mantinham dentro da rede varejista. As iscas para atrair as vítimas eram produtos da loja. O pagamento viria em forma de exploração sexual, estupros e violência.

O escândalo, cuja investigação já rendeu a Saul Klein mais de 30 acusações de estupro e aliciamento, motivou a luta das covereadoras do mandato coletivo Mulheres por Mais Direitos, que colocou o PSOL pela primeira vez pelo voto no cenário da Câmara Municipal de São Caetano. Bruna Biondi, Fernanda Gomes e Paula Aviles encabeçam uma mobilização para que a Rua Samuel Klein não tenha mais essa denominação, assim como o Centro de Especialidades Médicas Samuel Klein. Mantê-los assim seria uma afronta às vítimas e suas famílias.

– Nossa proposta é que a rua passe a se chamar 8 de Março, uma referência ao Dia Internacional da Mulher. Se não for, que volte a ser João Pessoa, mas o que não dá é homenagear um criminoso – diz Bruna.

Frente aos depoimentos das vítimas e até da confirmações de alguns relatos pelos próprios acusados, esperava-se que o rebatismo da rua e do centro médico fosse pacífico na cidade. Não é bem assim. Quem se opõe à mudança justifica que a medida poderia espantar a empresa e causar desemprego, o que não parece estar vislumbrado pela Via Varejo, dona da rede Casas Bahia que há pouco também se rebatizou. Agora, chama-se somente Via. Representantes da companhia chegaram a acompanhar um pequeno protesto organizado pelas vereadoras em frente à sede da Casas Bahia e demonstraram respeito ao movimento. O mandato coletivo do PSOL também criou um abaixo-assinado* para que o nome de Samuel Klein suma das fachadas de São Caetano do Sul. E isso passa pela sensibilização do prefeito, já que nomes de logradouros e áreas públicas dependem de projetos do Executivo. A iniciativa já tem mais de 3 mil assinaturas, e o mandato coletivo está empenhado em coletar muitas outras mais.

A luta levada adiante pelas vereadoras não tem apenas um sentido simbólico. Espera-se que o simbólico seja capaz de contribuir para que o machismo não se perpetue, tampouco a violência e a impunidade. Quando a luta das mulheres em todo mundo pulsa cada vez mais forte, São Caetano do Sul não poderia desviar de crimes tão claramente demonstrados. As combativas vereadoras Bruna, Fernanda e Paula não permitirão isso.

*Assine o abaixo-assinado: https://mulherespormaisdireitos.com.br/assine-nao-homenagearemos-samuel-klein/


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão