O Vasco sob o arco-íris
E476p9LWQAIDEyT

O Vasco sob o arco-íris

Ontem (27) o Vasco da Gama estreou seu novo uniforme inspirado na bandeira e orgulho LGBT. Leandro Fontes, sócio proprietário do Vasco e autor da obra “Vasco: o clube do povo – uma polêmica com o flamenguismo (1923-1958)”, escreve sobre o feito e a história democrática do Vasco.

Leandro Fontes 28 jun 2021, 12:10

A bandeira LGBTQIA+ é muito bem-vinda no Vasco. Essa é uma pauta dos direitos civis que chegou atrasada nos meios predominantemente machistas e homofônicos do futebol. Porém, a história bateu com força em nossa porta. Não é à toa que o combate a homofobia se tornou um dos principais temas da Eurocopa. Para tanto, o Vasco acostumado em fazer História de modo pioneiro, frente aos latentes debates em curso na sociedade, precisa ter altivez e solidez em seus princípios fundacionais que sempre guiaram o Almirante para posições de rupturas que transcenderam os limites do desporto.

Nunca é demais ressaltar que o Vasco elegeu e reelegeu, dezesseis anos após a formalização da abolição da escravatura, Candido José de Araújo (1904-1906), o primeiro presidente negro dos grandes clubes no país. O clube, em seus primeiros anos de construção, abarcava no seu quadro social a juventude comerciaria, operários das serralherias a vapor, empregados e empregadores do comércio de secos e molhados. Assim sendo, o Vasco misturou imigrantes erradicados no Rio de Janeiro, comerciantes, assalariados e negros, sob a bandeira da comunhão fraterna e indivisível entre brasileiros e portugueses.

Com os Camisas Negras, Campeões de 1923, a olhos nus, a torcida vascaína foi ganhando pujança e adesão social, no compasso das vitórias avassaladoras e da representação do time vascaíno. Isto é, no auge do futebol elitista e racista, o Vasco com negros, operários e analfabetos, foi o espelho do povo e dos Brasis sem holofotes da aristocrática República Velha. Por isso, a Resposta Histórica foi um marco de insurreição que quebrou paradigmas e que teve efeitos para além dos gramados.

Contudo, a grandeza do Vasco não se resume na Resposta Histórica. Em que pese que a carta assinada pelo icônico presidente José Augusto Prestes ser o nosso feito de honra maior e moldar nossa tradição, ela, ao mesmo tempo, não responde tudo e, menos ainda, transmite sozinha a singular trajetória do Club de Regatas Vasco da Gama.

Portanto, como o brilhante cruzmaltino Aldir Blac escreveu em Querelas do Brasil: “O Brazil não conhece o Brasil”, é preciso conhecer por inteiro nosso passado, ser altivo no presente, para semear o futuro preservando nossas raízes democráticas e valores civilizatórios. E o esporte é um canal poderoso para a transmissão em massa dessa contribuição salutar ao povo brasileiro.

De tal modo, o Vasco é tão distinto dos demais que ser conservador do passado de glórias do clube significa defender o pioneirismo. Quer dizer, ser o destacamento avançando. Ser a vanguarda que rompe caminhos. Foi assim nos primórdios do remo e com os inigualáveis Camisas Negras, com o futebol feminino liderado por Sarah Paradanta em 1923, com as primeiras torcidas organizadas do país (Terra e Mar em 1917 e Legião da Vitória em 1943), o movimento de construção de São Januário, os gritos no Maracanã pelas “Diretas Já!” em 1984, faixas pelo “Fora Collor” em 1992, resistência centenária contra a grande mídia, as campanhas de associação em massa, entre tantos e tantos feitos históricos dirigidos por nosso quadro social e nossa imensa torcida.

Essa é a essência democrática do Vasco. Oposta, portanto, a golpes, perseguições e a ideologias reacionárias. Por isso, a bandeira do arco-íris levantada por Germán Cano em São Januário é muito bem-vinda em nossa caravela.

Se a causa é justa, o exemplo arrasta. Vamos por mais!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão