FNL ocupa novas terras no Pontal do Paranapanema em dia de visita de Bolsonaro à região
Foto: FNL

FNL ocupa novas terras no Pontal do Paranapanema em dia de visita de Bolsonaro à região

Na madrugada de hoje, 31, a Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) realizou uma nova ocupação no Pontal do Paranapanema (SP), com 200 famílias.

Nathália Bittencurt 31 jul 2021, 11:22

Na madrugada de hoje, 31, a Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) realizou uma nova ocupação no Pontal do Paranapanema, em São Paulo, junto a mais de 200 famílias. O movimento acontece no município de Rosana, próximo às divisas dos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná, no oeste paulista. Também neste sábado, o presidente Bolsonaro visitará a região.

A fazenda ocupada, agora chamada de acampamento Nelson Mandela é reconhecida como bem público, e fica próximo à FEPASA, no 14º perímetro. Nesta área, mais de 80 mil hectares já são considerados pela Justiça como terras do Estado, e portanto, já deveriam ter sido distribuídas para exercer sua função social. A FNL também está realizando uma ocupação com cerca de 100 famílias no município de Votorantim, localizado a cerca de 100km da capital paulista.

O movimento de luta por terra, trabalho e moradia tem o objetivo de destravar a reforma agrária no Brasil, através da reivindicação da distribuição de regiões campesinas e urbanas que já são patrimônio do Estado. Neste final de semana, Bolsonaro está presente na região paulista, logo, a FNL vem demonstrar seu seu comprometimento com a luta histórica das comunidades que não tem uma terra digna para morar, tampouco emprego para promover seu sustento, e não encontram em órgãos públicos como o INCRA qualquer amparo social efetivo. Até aqui, todo o empenho do governo federal tem sido em desmontar as poucas políticas públicas de apoio à agricultura familiar, à habitação digna e à defesa do meio ambiente.

O coordenador da FNL, Zé Rainha, alerta para as ameaças de repressão às centenas de famílias.

  • “Os grileiros das terras públicas do Pontal fizeram grande mobilização junto à Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, e o poder judiciário local. Ameaçaram os trabalhadores verbalmente e com interdito proibitório. O delegado da cidade teve a petulância de mandar um ofício a um juiz local exigindo que o poder judiciário desse agilidade no cumprimento dos interditos proibitórios, ele foi pessoalmente tentar impedir que os trabalhadores se reunissem, uma afronta a toda legislação vigente! É um abuso do poder poder que tem como delegado.”

A região do Pontal do Paranapanema vive uma grande crise de desemprego, de fome e de miséria. Por isso, a luta por terra e liberdade nos assentamentos é fundamental. A FNL reafirma seu compromisso de organizar os trabalhadores sem-terra e os trabalhadores da cidade de São Paulo e do Brasil para lutar pela reforma agrária e urbana.

Foto: FNL
Foto: FNL
Foto: FNL

TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão