Reivindicação de detidos e desaparecidos

Reivindicação de detidos e desaparecidos

O Portal La Joven Cuba exige transparência e que seja esclarecido o paradeiro de todos os presos e desaparecidos desde o último protesto no dia 11 em Cuba.

La Joven Cuba 18 jul 2021, 19:07

Após cinco dias, o número exato de detidos nos protestos do domingo, 11 de julho, ainda não é conhecido. No entanto, o número parece estar na casa das centenas.

As delegacias e presídios, principalmente na capital, estão lotados de mães, pais, esposas e parentes em busca de quem não voltou para casa naquele dia. Tanto aqueles que exerceram seu direito ao protesto pacífico e cívico, mas foram brutalmente reprimidos, quanto aqueles que apelaram à violência, todos merecem um processo justo e transparente. A resposta que recebem nesses lugares às vezes é rude e vaga.

Não foram poucos os detidos que sofreram ferimentos, alguns graves, em resultado da violência exercida pela Polícia, a segurança do Estado e pessoas convocadas pelo governo para a repressão. Mesmo nesses casos, eles permanecem detidos sem que seus familiares tenham acesso a eles, mesmo por meio de advogado, conforme estipulado por lei. De alguns o paradeiro é desconhecido.

Esconder as feridas de um detido de sua família não diminui a violência contra ele, ao contrário, a fortalece; impedir que uma mãe ou um pai saiba o paradeiro de seu filho é tão ilegal quanto o próprio desaparecimento. Atuar sob a proteção da ocultação de informações apenas reafirma a tese de que o procedimento seguido para administrar a crise política foi incorreto e ilegítimo.

O Conselho Editorial de La Joven Cuba exige transparência, que seja esclarecido o paradeiro dos desaparecidos e que se ofereça aos detidos os cuidados médicos e jurídicos de que necessitam.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores