Stalin matou foi pouco?
Estandartes de Trotsky e Rosa Luxemburgo na manifestação contra Bolsonaro realizada em 3 de julho em Porto Alegre. Foto: Pedro Feltrin

Stalin matou foi pouco?

O debate necessário levantado pela infeliz canção “Stalin matou foi pouco” interpretada e compartilhada por militantes da UJC.

Júlio Câmara 16 ago 2021, 17:25

Recentemente surgiu na linha do tempo um vídeo de jovens militantes da União da Juventude Comunista (juventude do Partido Comunista Brasileiro) interpretando uma música com o refrão “Stalin matou foi pouco”. Em poucos segundos roda na tela uma sequência de frames que constrangem comunistas e punks. 

A situação abriu a oportunidade de discussão sobre Stalin e isso exige mais que algumas rimas pobres.

Quando falamos sobre o papel de Stalin, o que está em discussão é o fio de continuidade do marxismo-leninismo com o movimento revolucionário que teve como experiência mais avançada a Revolução Russa de 1917.

Para quem reivindica o comunismo, associar-se a Stalin é uma contradição irremediável.

A herança de Stalin nada tem a ver com o fio de continuidade do trabalho revolucionário de Marx e Lênin. Trata-se de um rompimento fundamental para qualificar o “movimento stalinista”. Stalin foi agente ativo do processo contra revolucionário que liquidou as conquistas da Revolução Russa e restaurou o capitalismo na União Soviética.

A biografia de Stalin e seu ascenso como liderança após a morte de Lenin é manchada por um processo de burocratização violenta, assassinato da vanguarda do Partido Bolchevique, transformação do aparelho revolucionário numa polícia política para perseguir revolucionários como León Trotsky – que combateu o stalinismo defendendo o legado de Lenin e a fidelidade à Revolução de Outubro de 1917 e os princípios originais do comunismo.

Trotsky, com Lenin, comandou a revolução russa, organizou o Exército Vermelho e derrotou 21 potências imperialistas que invadiram a Rússia como resposta à revolução.

Nas suas últimas semanas de vida, Lenin sugeriu que Stalin deixasse o cargo de Secretário Geral do Comitê Central do Partido Comunista da URSS. Lênin apontou Trotsky como quadro capaz de assumir a tarefa.

O legado de Stalin foi a degeneração da União Soviética e o aparelhamento dos partidos comunistas pelo mundo. Um desastre para quem defende a revolução socialista mundial.

No legado de Trotsky merece destaque a contribuição para manter viva a ideia central do comunismo defendido por Marx e Lênin enquanto se consolidava a vitória da contra revolução através da desfiguração stalinista da bandeira comunista.

Para contribuir com a discussão aberta, felizmente a Revista Movimento publicou recentemente O que é ser trotskista no século XXI escrito por Pedro Fuentes. 

Leitura fundamental. 

Pedro é dirigente do Movimento Esquerda Socialista e do PSOL e carrega uma trajetória de militância em defesa da reorganização internacional das forças revolucionárias. Militante fundamental na continuidade do legado de Lenin e Trotsky.

A violência stalinista perseguiu e matou inúmeros quadros revolucionários que não se sujeitaram à capitulação e insistiram no trabalho comunista. 

Em agosto de 1940, finalmente Stalin obteve êxito com o plano para matar Trotsky. Um agente da burocracia soviética, traidor infiltrado na casa de Trotsky, executou a tarefa utilizando uma picareta.

Voltando à motivação inicial do texto. É necessário registrar que escutamos com rispidez insuportável o refrão “Stalin matou foi pouco” vindo de militantes de uma organização considerada aliada na luta contra a extrema-direita e o fascismo que está aberta no Brasil em 2021.

Stalin matou o processo revolucionário que estava em curso na Rússia. Matou a revolução internacional utilizando o aparelho soviético. Matou gerações de revolucionários, cientistas, artistas, homens e mulheres que contribuíram para o progresso da humanidade. Stalin matou Trotsky. Stalin matou foi muito mas não foi o suficiente para liquidar o fio de continuidade que se mantém vivo pelo trabalho de Trotsky e de muitos outros revolucionários.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão