Mulheres caminham pela democracia contra o Talibã fascista
Reprodução

Mulheres caminham pela democracia contra o Talibã fascista

Desde que o Talibã tomou posse do Afeganistão em 15 de agosto, eles têm tentado mostrar um rosto moderado. Mas, a cada dia que passa, sua verdadeira natureza emerge.

Zohal Silaab 21 set 2021, 15:26

Desde que o Talibã tomou posse do Afeganistão em 15 de agosto, eles têm tentado mostrar um rosto moderado. Mas, a cada dia que passa, sua verdadeira natureza emerge.

O Talibã afirma ter mudado em seu ponto de vista em relação às mulheres – e especialistas e analistas ocidentais deram apoio a suas reivindicações – entretanto, desde o primeiro dia, ficou claro que nada havia mudado. E, mais uma vez, as mulheres serão suas primeiras vítimas.

Em resposta às repressões do Talibã, uma onda de protestos começou em muitas cidades.

A primeira manifestação de protesto das mulheres foi realizada em 1º de setembro, na cidade de Herat, seguida por Cabul, Mazar e Nimruz. Nenhuma organização ou partido político assumiu a responsabilidade por esses protestos, e as manifestantes tentam esconder sua identidade para evitar a retaliação do Talibã.

As manifestantes têm cartazes escritos à mão contra o Talibã e pela liberdade das mulheres. Um dos cartazes ficou viral, perguntando ao povo do Afeganistão: “Não tenha medo, estamos todos juntos!” E, no dia seguinte, outro grupo de manifestantes mudou ligeiramente o mesmo texto, desta vez dirigindo-se ao Talibã: “Tenham medo, porque estamos todos juntos!”

Uma dos manifestantes, que não quis revelar seu nome, disse: “Os direitos humanos e os direitos das mulheres foram violados pelo Talibã. Estamos aqui para expressar nossa objeção e levantar nossa voz”.

“Ninguém pode nos colocar na gaiola! Continuaremos com nossa luta e nunca ficaremos em silêncio”. Queremos estudar em qualquer campo, trabalhar em qualquer campo e fazer parte de movimentos políticos.

“Nenhum regime pode nos reprimir”.

O Talibã tomou o controle do Vale Panjshir em 6 de setembro, com o apoio de caças paquistaneses. Dois dias antes, Faiz Hameed, Diretor-Geral de Inteligência Inter-Serviços do Paquistão, fez uma súbita viagem a Cabul e causou tumulto entre os cidadãos afegãos por apoiar o Talibã e interferir nas questões internas do Afeganistão.

Milhares de mulheres manifestantes se reuniram em 7 de setembro em frente à embaixada paquistanesa em Cabul, entoando cânticos: “Paquistão, deixe o Afeganistão!”, “Paquistão volte para trás!”

Elas caminharam em direção ao palácio presidencial, onde a milícia Talibã tentou desembolsar as manifestantes, disparando armas no ar. Eles prenderam algumas dos manifestantes e jornalistas.

Entretanto, nada detém as mulheres e hoje o protesto continua.

Extraído de: https://internacional.laurocampos.org.br/2021/09/afeganistao-mulheres-caminham-pela-democracia-contra-o-taliba-fascista/


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão