Oito anos depois da YPF-Chevron: Vaca Muerta é fracking, poluição e pobreza
Reprodução

Oito anos depois da YPF-Chevron: Vaca Muerta é fracking, poluição e pobreza

Se vivemos em territórios saqueados, poluídos e empobrecidos, somos também povos saqueados, poluídos e empobrecidos.

14 set 2021, 20:34

Há oito anos, fomos milhares fora da Legislatura de Neuquén manifestando contra um projeto de pilhagem e devastação ambiental. Naquele dia, a YPF aliou-se à multinacional Chevron, sob a proteção dos governos nacional e neuquino, para aplicar maciçamente o fracking na Argentina. Naquele dia, a polícia reprimiu a mobilização por mais de oito horas e duas rukas da comunidade Mapuche Campo Maripe, onde mais tarde foram instalados os primeiros poços, foram queimadas. Com essa violência, foi cunhado o consenso que ainda guia as políticas governamentais e empresariais. Apesar disso, muitos de nós continuamos a denunciar que a exploração da Vaca Muerta destrói a natureza, as sociedades e as economias.

Com a expansão das áreas de exploração através do fracking, o governo nacional pretendia construir uma suposta soberania energética e minimizar a restrição cambial. Entretanto, apesar dos milhões de dólares destinados a favorecer as empresas petrolíferas, nenhum dos objetivos foi alcançado.

Após oito anos, os impactos do fracking são inumeráveis. O uso e a contaminação de 60 milhões de litros de água por poço num contexto de seca, a ocorrência regular de terremotos nas proximidades das explorações mais importantes e os milhares de toneladas de resíduos acumulados em “depósitos de óleo” a céu aberto são os efeitos ambientais mais visíveis. Além disso, as consequências econômicas se traduzem no crescente endividamento provincial, que tem repercussões em termos de agravamento da pobreza e dos índices de indigência nas cidades que “coexistem” com os poços. Por sua vez, os direitos das comunidades mapuches estão sendo constantemente violados.

A Vaca Muerta é uma formação geológica da qual se extrai quase 50% do gás do país e 30% de seu petróleo. Milhares de pessoas vivem dela e estão sendo contaminadas por esta técnica, que é questionada em todo o mundo e proibida em vários países. Assim como na região dos Pampas, o fracking tornou-se uma experiência maciça na qual nossos corpos e territórios estão a serviço do lucro de poucos.

Se vivemos em territórios saqueados, poluídos e empobrecidos, somos também povos saqueados, poluídos e empobrecidos. Não podemos viver com dignidade, nem podemos nos desenvolver, nem podemos ser felizes em áreas de sacrifício.

Da Corrente Social e Política Marabunta, entendemos a energia como um direito humano e lutamos por uma transição que pare a queima de combustíveis fósseis que causam a crise climática e nos permite melhorar a vida da maioria através de fontes renováveis com controle popular. Lutamos, então, por uma transição energética popular que transcenda as visões que buscam o capitalismo verde ou nos vendem um desenvolvimento supostamente sustentável. Não é possível deter a crise ambiental dentro do capitalismo, e é por isso que dia após dia, junto com outras organizações e grupos em luta, estamos construindo uma alternativa eco-socialista e feminista a partir de baixo.

Vaca Muerta é pilhagem e poluição!

Chega de ecocídio!

Energia para viver!

Queremos vidas vivíveis!

Artigo originalmente publicado em Marabunta. Reprodução da tradução realizada pelo Observatório Internacional do PSOL.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão