A luta contra a PEC 32 em Brasília: a mobilização não pode parar

Lutar contra PEC 32, ou PEC das rachadinhas, é lutar pela defesa dos serviços públicos!

Renata Gama e Vanderlea Aguiar 30 out 2021, 19:20

Tem, aproximadamente, 2 meses que os servidores do Brasil inteiro estão em vigília em Brasília pra barrar a PEC 32, a suposta reforma administrativa do Governo Bolsonaro e Paulo Guedes. Essa reforma, que está mais para uma “deforma”, é na realidade uma desestruturação do serviço público, com o objetivo de desmontá-lo. Entregando, assim, os direitos fundamentais da população para iniciativa privada. É a quebra de qualquer resquício que ainda exista de um Estado de bem-estar e garantidor de direitos! É colocar mais uma fissura na nossa constituição de 88, deixando-a mais combalida, capenga e dilacerada.

Ao final, se aprovada, dará uma grande margem para corrupção, cabides de empregos, abrindo para organizações sociais gerirem o dinheiro público. Os servidores serão muito afetados, pois acabará com a estabilidade e abrirá a possibilidade de contratação de servidores temporários, além de permitir a redução salarial e da jornada de trabalho em 25%, a extinção de cargos que o governo considere “obsoleto” e a possibilidade de demissões.

A hora é de intensificar a luta e nós estivemos em Brasília participando dessa vigília na semana do dia 18 a 22 de outubro. Além de comparecermos intensamente nas mobilizações, percebemos como é a dinâmica em BSB.

Após a aprovação da PEC 32 na comissão especial, o texto aguarda ser pautado na câmara dos deputados pelo presidente Arthur Lira. Desde então, a vigília tem ocorrido em Brasília, com atos no aeroporto internacional, no anexo II da câmara de deputados, com rodada de gabinetes e no espaço do servidor. Todo início de semana, os servidores em vigília acompanham com temor e apreensivos, se a PEC entrará, ou não, em pauta naquela semana. Acreditamos que se essa PEC não for pautada nesse ano, provavelmente no ano que vem não será mais pautada, pois é ano eleitoral. Porém, de acordo com o regimento, o presidente da casa tem até abril para pautar.

O fato é que esse fim de ano é fundamental para enterrar a PEC 32, e, desse modo, a vigília dos servidores em Brasília torna-se extremamente fundamental. É essa intensa mobilização, com constrangimento aos deputados, rodada aos gabinetes e presença constante em BSB que tem contribuído, e muito, para que o Lira, apesar de buscar comprar os parlamentares com milhões em emendas, não tenha o número de votos necessários.

Ao todo a PEC 32 precisa de 308 votos para ser aprovada na câmara dos deputados. Mas o panorama atual são 239 votos favoráveis, 53 indecisos e 221 contrários. Ou seja, o governo ainda está longe de alcançar o número de votos necessários, o que pode já ser considerada uma vitória, resultante da intensa pressão que está sendo feita aos parlamentares. Porém, a luta não pode parar. Qualquer desatenção das categorias e esfriamento das mobilizações, pode ser o momento ideal para o governo virar esse jogo. Ele está jogando pesado ao oferecer 20 milhões em emendas a diversos deputados numa tentativa de compra de votos.

Além da pressão em BSB é necessário esse trabalho nos estados e municípios, constrangendo e interpelando os parlamentares nos aeroportos, gabinetes locais e até mesmo em suas residências. Se faz mais que necessário que cada estado crie seu próprio mapa de como os deputados votarão, para incidir sobre os favoráveis e indecisos.
A luta contra PEC 32 precisa seguir intensa até o fim desse ano. Lutar contra PEC 32, ou PEC das rachadinhas, é lutar pela defesa dos serviços públicos! É lutar pela população em geral! É lutar pela garantia dos nossos direitos! É lutar contra a corrupção!

Vamos permanecer mobilizados até o fim para sepultar de vez a PEC das rachadinhas.
Se o povo se unir, conseguiremos!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão