Grupo de estudantes de Hong Kong se dissolve após detenção de líderes sob a lei de segurança
Reprodução

Grupo de estudantes de Hong Kong se dissolve após detenção de líderes sob a lei de segurança

Um grupo de estudantes pró-democracia de Hong Kong anunciou sua dissolução, citando nenhum “espaço previsível” para o ativismo.

Kelly Ho 14 out 2021, 16:04

“Infelizmente, dada a falta de espaço previsível para nossa organização continuar nossa missão, anunciamos a dissolução da Política do Estudante”, escreveu o grupo no Facebook.

Um grupo de estudantes pró-democracia de Hong Kong anunciou sua dissolução, citando nenhum “espaço previsível” para o ativismo. A decisão veio dias depois que quatro de seus membros atuais e ex-membros foram presos e acusados sob a lei de segurança nacional.

A Política Estudantil anunciou que iria desistir na última sexta-feira, depois que seu convocador Wong Yat Chin, a porta-voz Alice Wong, a ex-secretária geral Chan Chi-sum e a ex-porta-voz Jessica Chu foram detidas por alegada conspiração para incitar a subversão.

A organização – fundada em maio do ano passado – disse que não podia mais “continuar nossa missão” e decidiu dispensar todos os membros e voluntários. Ela prestou homenagem ao “precioso apoio” do povo de Hong Kong e disse que eles venderiam seus suprimentos restantes para subsidiar as taxas legais dos líderes estudantis detidos.

A Política Estudantil estava entre dezenas de grupos da sociedade civil que se dissolveram nos últimos meses em meio à pressão da legislação de segurança imposta por Beijing. O grupo estudantil tinha organizado cabines de rua para pedir apoio aos ativistas locais, exposição de fotos dos protestos de 2019, e reunia material prisional para os manifestantes atrás das grades.

A polícia acusou os líderes estudantis presos de tentarem “recrutar pessoas com os mesmos interesses” na prisão, enviando presentes como o chocolate.
Dizia-se que eles haviam provocado ódio contra o governo dizendo às pessoas que não usassem o aplicativo LeaveHomeSafe da Covid-19.
A polícia confiscou suprimentos como M&Ms, destinados a prisioneiros. Aos quatro foi negada fiança pendente de julgamento.

Em junho de 2020, Pequim inseriu a legislação de segurança nacional diretamente na mini-constituição de Hong Kong – contornando a legislatura local – após um ano de protestos e tumultos pró-democracia. Ela criminalizou a subversão, secessão, conluio com forças estrangeiras e atos terroristas, que foram definidos de forma ampla para incluir a interrupção do transporte e outras infra-estruturas.
A medida deu à polícia novos poderes, alarmando democratas, grupos da sociedade civil e parceiros comerciais, já que tais leis foram amplamente utilizadas para silenciar e punir dissidentes na China.

No entanto, as autoridades dizem que ela restaurou a estabilidade e a paz na cidade.

Artigo originalmente publicado em Europe Solidaire. Reprodução da tradução realizada pelo Observatório Internacional do PSOL.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão