Kalil está em xeque: mais do mesmo.
images.jpeg-2

Kalil está em xeque: mais do mesmo.

A velha política protagonizada por Kalil

Guilherme Barone e Sara Azevedo 27 out 2021, 21:31

Na quinta-feira (21), foi revelado áudio incriminador do Prefeito de BH, Alexandre Kalil, que ameaça seu mandato e sua pretensão de se eleger Governador de Minas Gerais em 2022.

Tudo corria bem para o Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). Mesmo diante de uma crise social e econômica enorme no país, o que prejudica a avaliação dos governantes, Kalil foi reeleito Prefeito em 2020 em primeiro turno com impressionantes 63% dos votos . A gestão de Kalil vinha sendo considerada ótima ou boa por 61% dos eleitores belorizontinos e considerada ruim ou péssima por apenas 15% dos eleitores da capital, segundo o Instituo Paraná Pesquisas. Não bastasse isto, Kalil ainda era a terceira figura política mais popular do país nos meios digitais, de acordo com a consultoria Quaest, ficando atrás apenas de Lula e Bolsonaro e muito a frente de Ciro Gomes, terceiro colocado na atual corrida presidencial. O Prefeito, de igual modo, vem pontuando mais de 20% das intenções de voto nas últimas pesquisas para Governador de Minas Gerais, atrás apenas do atual Governador Romeu Zema (NOVO).

Contudo, na quinta-feira (21), houve uma revelação que pode desnudar sua verdadeira face e abalar seus planos eleitorais. O ex-chefe de gabinete do Prefeito, que rompeu politicamente com ele, trouxe à tona um áudio com falas de Kalil, gravado sem o seu conhecimento, que revela atos graves praticados pelo Prefeito em sua gestão. O áudio foi reproduzido publicamente pela primeira vez justamente em reunião de CPI da COVID-19 destinada a investigar a gestão da BHTrans, empresa pública municipal responsável pela gestão do trânsito e do transporte público da capital mineira.

O áudio traz falas de Kalil que revelam que donos de empresas que prestam serviço de transporte público em BH, por concessão da Prefeitura, estavam pagando honorários advocatícios no valor de 1 milhão de reais para um advogado renomado fazer a defesa do ex-presidente da BHTrans na referida CPI, que investigava justamente atos da BHTrans que favoreceram as mesmas empresas. Além disto, o áudio revela que Kalil ameaçou o ex-chefe de gabinete para que ele não depusesse contra o ex-presidente da BHTrans na CPI e nomeou para o Conselho de Ética da Prefeitura dois advogados que advogavam gratuitamente para o Prefeito – como se não houvesse conflito de interesses nisto. Soma-se a isto, ainda, o fato de o Prefeito ter recentemente exonerado, do mesmo conselho, conselheira que esteve ausente na votação de parecer que inocentou o Secretário de Governo do Município.

Os atos pelos quais Kalil está sendo acusado são graves e mostram o velho e já conhecido e disseminado patrimonialismo da política brasileira, que se consiste no uso, pelos políticos, da máquina pública para favorecimento pessoal, como se esta lhes pertencesse. Mais do que isto, o escândalo confirma algo que já sabíamos: que a gestão do transporte público no país se orienta pelo favorecimento econômico dos empresários do ramo em detrimento dos trabalhadores, que têm que pagar tarifas mais caras e encarar um serviço de pior qualidade em nome do maior lucro dos empresários e do ganho financeiro dos políticos.Portanto a corrupção atingindo diretamente o bolso dos trabalhadores.

O escândalo é grave, mas não é surpreendente. Kalil ataca constantemente os servidores do Município , trata com mão de ferro os vendedores ambulantes da cidade , concilia com vereadores fundamentalistas religiosos vetando iniciativas pró-LGBTs e favoráveis às mulheres e integra o PSD, partido do Centrão que dá sustentação a Bolsonaro. Por isto, o escândalo não surpreende: Kalil é um político burguês tradicional, muito embora finja o contrário.

Ao mesmo tempo não podemos ter ilusões também com o mote de denúncias feitas pela base do governo Zema dentro da Câmara Municipal e aliadas do deputado Marcelo Aro, destacado rival do prefeito. O uso das denúncias por parte desses atores tem objetivo direto de desgaste de Alexandre Kalil como pré-candidato a Governador e não com interesse de investigação de fato. As intenções inescrupulosas desse setor demonstram clara intenção eleitoral e dar vantagens ao governador Romeu Zema na corrida ao Palácio da Liberdade.

Desse modo é importante denunciar os atos de Kalil e exigir que sejam investigados a fundo, principalmente para se descobrir se há atos graves do Prefeito e seus aliados por trás disto. A investigação deve ocorrer de modo autônomo e independente, tanto na CPI, quanto no nas esferas judiciais, caso seja feita. Assim como a denúncia desse governo municipal que vem se provando como mercador de ilusões burguês que ora atua de maneira correta em alguns casos sobre a pandemia, ora usa de toda truculência contra os trabalhadores, em especial os servidores públicos municipais.

Portanto, reconhecemos na nota da Dep. Áurea Carolina como posição acertada para o desenrolar e nos somamos na defesa dos direitos dos trabalhadores, atentos a investigação dessa e de todos os casos que possam ocorrer.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão