Nasce o acampamento Semente de Marielle: Mais de 150 famílias ocupam nova área em Sapucaia do Sul em busca da regularização do território para a moradia popular
Foto: Gabriela Felin

Nasce o acampamento Semente de Marielle: Mais de 150 famílias ocupam nova área em Sapucaia do Sul em busca da regularização do território para a moradia popular

Mais de 150 famílias, sob a coordenação da FNL, ocuparam uma área próxima à Av. Justino Camboim, em Sapucaia do Sul, fazendo nascer a Ocupação Marielle Franco.

Nathália Bittencurt 2 nov 2021, 09:50

Na madrugada do último sábado (30), mais de 150 famílias ocuparam uma área próxima à Av. Justino Camboim, na Lomba da Palmeira, em Sapucaia do Sul. A ocupação está sendo coordenada pelo núcleo da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) do RS, e foi construída ao lado da Ocupação Marielle Franco.

O terreno tem capacidade para pelo menos 500 famílias, e está pronto para a regularização fundiária e parcelamento da área, o que não acontece por falta de vontade da Secretaria de Obras e Habitação do governo do Rio Grande do Sul. A regularização conta já com cerca de R$ 500 mil , garantidos através de emenda parlamentar da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL). No entanto, os recursos podem ser perdidos caso o governo gaúcho siga paralisando os trâmites legais e não suspenda a ordem de reintegração de posse que já há contra a antiga Ocupação Marielle Franco.

Foto: Gabriela Felin

Parte das famílias que constroem a ocupação estão ameaçadas por ordem de despejo, por morarem em área de alta tensão que pertence à Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), no município de Gravataí, localizado na região metropolitana da capital.

A nova área ocupada já tem projeto de uso social para moradias populares, pensado inicialmente para receber famílias atingidas por uma obra na margem da rodovia estadual 118. Porém a paralisia do estado em atender a demanda urgente por condições básicas de moradia tem impedido a regularização da área.

As famílias que já ocupavam parte da região não conseguem acessar serviços básicos como as unidades de saúde, energia elétrica e saneamento básico, pois não são reconhecidas nem pelo estado nem pelo governo federal.

A FNL está dando um importante passo na luta por moradia na região metropolitana. A ocupação precisa de doações de alimentos, produtos de higiene, cobertores e utensílios de cozinha, e claro, solidariedade ativa. O acampamento está aberto para novas famílias em situação de vulnerabilidade social que queiram fazer parte desta luta.

Foto: Gabriela Felin

Na tarde de ontem (1º), a Guarda Municipal e a Brigada Militar estiveram na ocupação Semente de Marielle. Os policiais entraram no acampamento, conheceram as famílias e reconheceram a organização da ocupação. Não houve nenhum conflito, portanto, a ocupação segue aguardando o posicionamento da Secretaria de Obras e Habitação do estado sobre a regularização fundiária e parcelamento do restante desta área, que já é destinada à moradia popular.

A partir de agora, todo o apoio de movimentos sociais e ativistas é fundamental para manter nosso acampamento firme. Para saber onde estão os pontos de coleta de doações, acesse o Instagram @frentenacionaldelutars. Se você puder fazer uma doação financeira, o PIX da ocupação Semente de Marielle é o email frentenacionaldelutars@gmail.com .

Foto: Gabriela Felin
Foto: Gabriela Felin

TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão