“Camarão que dorme a onda leva”(sabedoria popular brasileira)
montagem-1100-x-600

“Camarão que dorme a onda leva”(sabedoria popular brasileira)

Como nos ensina a história, os momentos de ascenso do movimento de massas revelam de maneira única as posições dos partidos e de seus representantes. O último ascenso do movimento de massas no Brasil foi em junho-julho de 2013. Naquele momento, PT e PSDB estiveram lado a lado, defendendo o regime e atacando as mobilizações. […]

Estevan Campos 2 dez 2021, 17:57

Como nos ensina a história, os momentos de ascenso do movimento de massas revelam de maneira única as posições dos partidos e de seus representantes. O último ascenso do movimento de massas no Brasil foi em junho-julho de 2013. Naquele momento, PT e PSDB estiveram lado a lado, defendendo o regime e atacando as mobilizações.

A possibilidade de uma chapa Lula e Alckmin para 2022 só pode surpreender quem acha que a história no Brasil começou em 2016, quando o PT voltou para a oposição. PT e PSDB foram (e são) as alas esquerda e direita do regime, foram e são os principais pilares de sustentação do regime de 1988.

Só pode achar que essa possível aliança é um “erro”, quem analisa as posições de Lula e do PT a partir de sua própria perspectiva, e não da perspectiva dos envolvidos na aliança. A perspectiva de Lula e do PT nunca foi socialista, portanto avaliar as decisões do partido a partir de uma perspectiva socialista é onde reside o erro.
Digo mais, na perspectiva de Lula e do PT, a aliança é um acerto. A candidatura presidencial ganha força no interior de SP (onde o PT tem muitas dificuldades) e ainda tira um forte concorrente da corrida pelo governo do estado.

O erro é dos socialistas que pensam que nosso papel (do PSOL) é ficar sugerindo caminhos a Lula e ao PT. O nosso papel deve ser de afirmarmos um programa, de apontarmos um caminho de saída para a crise, de nos postularmos como alternativa. Ficar “na torcida”, ou sugerindo caminhos aos outros, é se deixar levar, é como o camarão que dorme.

No cada vez mais provável segundo turno entre Lula e Bolsonaro, aí sim, nosso papel será de apoiar Lula para derrotar Bolsonaro. Até lá, nosso papel é apresentarmos nossa candidatura, nosso programa, única forma de ser parte do debate público sobre os rumos do País.

PS: aqui, considero o Alckmin como representante do PSDB “histórico”, esse partido está num giro cada vez mais à extrema direita com o avanço de Doria no controle da legenda.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão