FNL protesta em 10 sedes do ITESP para barrar PL 410 em São Paulo
Foto: TV Fronteira

FNL protesta em 10 sedes do ITESP para barrar PL 410 em São Paulo

A Frente Nacional de Luta e o Movimento dos Agricultores Sem Terra (MAST) ocuparam, nesta terça-feira (14), 10 sedes do Instituto de Terras do Estado de São Paulo. Cerca de 4 mil trabalhadores participaram da manifestação contra o projeto de lei 410, que entrega terras públicas para grileiros.

Nathália Bittencurt 15 dez 2021, 12:16

Ao longo dos últimos meses, a FNL tem se manifestado contra o artigo nº 4 do projeto de lei 410 de 2021, que entrega 80% das terras do estado para os grileiros, e somente 20% para uso social, em um território que já é reconhecido pela Justiça como público. Na prática, a lei incentiva a apropriação indevida das áreas públicas, favorecendo os latifundiários e a prática da grilagem. Enquanto isso, milhares de famílias acampadas aguardam a regularização fundiária para exercer a agricultura familiar e obter moradia digna na região do Pontal do Paranapanema.

O projeto de lei veio do governo paulista e está em debate na Assembleia Legislativa paulista. Para a FNL, esse projeto é inconstitucional e imoral. A resistência para barrar o PL conta com o apoio de parlamentares, especialmente a deputada estadual Mônica Seixas (PSOL) e o advogado e deputado estadual suplente Raul Marcelo (PSOL).

O protesto desta terça-feira envolveu cerca de 4 mil camponeses no interior paulista, realizando uma manifestação coordenada em pelo menos 10 sedes do ITESP. O principal ato ocorreu em Presidente Prudente.

“Isso é uma vergonha. Neste momento em que se discutem mais de 300 mil hectares de terras devolutas da Fazenda do Estado e eles querem passar um projeto para regularizar essas terras para os grileiros de terras no Pontal do Paranapanema”, afirmou o dirigente nacional da FNL, Luciano de Lima.

A diretoria do ITESP afirmou ao movimento que pretende construir dois assentamentos para abrigar entre 300 e 500 famílias, porém, não informou prazo e nem a localização da área de assentamentos. A FNL reforça seu compromisso com a luta por moradia e trabalho para o povo através da ocupação de terras públicas, independentemente das promessas do estado.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores