Glauber Braga, militante socialista: a voz do programa anticapitalista do PSOL

Glauber Braga, militante socialista: a voz do programa anticapitalista do PSOL

Sobre a necessidade da defesa de um programa independente, radical e anticapitalista

Vinicius Kassouf Lena 16 dez 2021, 13:53

Na última segunda-feira, 13/12, tivemos o debate promovido pela oposição do PSOL na sede da APEOESP em São Paulo. Na terça-feira, dia 14/12, tivemos a divulgação do levantamento Ipec, realizado entre os dias 9 a 13 de dezembro, com 2002 pessoas ouvidas em 144 municípios, em que mostra os 48% de Lula frente aos 21% de Bolsonaro.

Exposto o contexto pontual, somado à profunda paralisia das movimentações de rua pelo Fora Bolsonaro que vínhamos acompanhando desde maio, a militância dita socialista não pode abdicar da defesa de uma proposta que não seja no mínimo anticapitalista.

No debate de segunda, Braga iniciou sua fala colocando as 3 principais críticas à sua pré-candidatura:

  1. A preocupação de seus apoiadores e simpatizantes à saída de seu mandato da Câmara dos Deputados;
  2. A irrelevância de sua candidatura no cenário de polarização entre Bolsonaro e Lula;
  3. A divisão da esquerda ao se colocar como pré-candidato do PSOL.

Ao primeiro apontamento, Braga agradeceu o elogio ao mandato como deputado federal, mas também colocou uma grande preocupação. Preocupação esta que deve ser a preocupação a priori de toda militante e de todo militante socialista: estar à disposição para o que seja necessário a partir daquilo que indicam nas circunstâncias e no momento histórico.

Tal preocupação a priori é fundamental para que nossos militantes não se percam na institucionalidade — como o apego a determinado cargo, por exemplo — e assim possam sempre priorizar pela construção coletiva de um programa, moldando-se às suas necessidades, para que cumpramos com os interesses e anseios reais das classes subalternas das quais pertencemos.

Aos segundo e terceiro apontamentos, Braga apontou a contradição que o leitor mais atento aqui provavelmente já tenha notado: ou a sua pré-candidatura é irrelevante ou divide a esquerda. Não dá para ser as duas coisas ao mesmo tempo.

A contradição da crítica é facilmente notável pois o que está por detrás dela é a fragilidade envergonhada de fazer do PSOL o mais do mesmo. O que está por detrás dela é a cooptação do PSOL, um partido que nasceu do compromisso e da coerência com a classe trabalhadora, ao caráter messiânico de submissão aos “salvadores” eleitorais.

Quem divide a esquerda é a direita que quer fazer com que os nossos, partidos e organizações de luta, não apresentem o seu programa — e é isso que nós não podemos aceitar.” — Glauber Braga.

Onde estão os entusiastas da frente ampla e da frente de esquerda sob a liderança de Lula? Ora, se a preocupação é o fascismo de Bolsonaro, por que acham que ele esperará por 2022 uma eleição acontecer? Ou, pior ainda, por que consideram factível que se submeterá à uma abstração democrática pós-eleições caso derrotado seja? Não deveriam todos ocuparem as ruas e delas não saírem mais até que a “democracia” realmente esteja a salvo?

De repente, a iminência do golpe passou a ser tolerada, e todo discurso preocupado com acordar no dia seguinte em uma reedição de 1964 ou no porão do DOPS se mostrou vazio. E na base do discurso vazio os atos se esvaziaram.

Mais vazios ainda estão os estômagos dos brasileiros. Mais de 116 milhões vivendo com algum tipo de insegurança alimentar — algo muito bem lembrado por Braga no momento anterior à sua apresentação dos pontos de reflexão do Programa — enquanto as direções de partidos e de movimentos da esquerda hegemônica aguardam por 2022.

E é nessa espera por 2022 que Glauber coloca a sua primeira reflexão:

É preciso reverter as privatizações e as contrarreformas sem aderirmos, contudo, à falácia de que basta eleger um Congresso que tenha a maioria naquele espaço para aprovar projetos para a maioria do povo.

O espaço parlamentar se movimenta a partir da mobilização do povo organizado. Não é única e exclusivamente a partir de uma relação que tem de se estabelecer com a institucionalidade eleita — centrão, direita e companhia.” — Glauber Braga.

Esta fala de Braga se mostra completamente compreensível nos acontecimentos recentes na América Latina. Chile, Colômbia e Equador são alguns dos exemplos aos nossos olhos e que são proibidos às militantes e aos militantes socialistas de fazerem vista grossa.

O segundo ponto de reflexão foi a importância dos referendos. A importância dos referendos traz à participação popular a responsabilidade para si, minando a terceirização da responsabilidade para o quadrado institucional.

Se eleito, a intenção de Braga é percorrer todas as regiões do Brasil formando comitês e dialogar sobre a revogação das privatizações e das contrarreformas. Uma ação que seja prioritariamente movimento.

Braga segue com o seu terceiro ponto de reflexão com a universalização da saúde e da educação pública por meio da ampliação exponencial da tributação sobre a rede privada e grandes corporações de ambas as áreas.

Dessa forma, será possível de realizar para a saúde aquilo que Braga está chamando de “SuperSUS”, e garantir também que a educação receba o necessário do orçamento federal para que seu acesso seja garantido em todas as regiões brasileiras.

No quarto ponto, Braga reforça de que é preciso ter lado na história. Não dá para agradar todo mundo.

Para enfrentarmos de fato a fome, é preciso que enfrentemos o modelo de produção e de exploração que é típico do Brasil: o agronegócio exportador. E por isso escolhemos o lado da agricultura familiar e da agroecologia: temos que destruir as estruturas que dão sustentação à concentração da terra e da riqueza do nosso País. É REFORMA AGRÁRIA PRA VALER!

Seguindo com o quinto ponto, Braga coloca algo que é indigesto no debate para a esquerda: a questão da segurança pública. Mais precisamente, o problema do hiperencarceramento.

É preciso trabalhar com a compreensão de que o hiperencarceramento em massa — que é a representação do aprisionamento da juventude negra brasileira — precisa ser enfrentado com o fortalecimento de uma estratégia que ganhe força do ponto de vista do abolicionismo. O hiperencarceramento é um instrumento do neoliberalismo!

O sexto ponto passa pela importância em saber que a luta de classes é atravessada pelo racismo estrutural, pela lgbtfobia, pelo machismo e pelo capacitismo.

Nesse sentido, Braga se coloca à disposição para apresentar propostas de formação de planos conjuntos feitos, confeccionados e colocados em prática por companheiros e companheiras militantes de luta.

E, por fim, o sétimo ponto é a constatação óbvia de que não estamos isolados do mundo.

É prioritário para nós construir uma articulação com os movimentos de outros países da América Latina de caráter anti-imperialista — e isto não pode ser considerado algo lateral para o nosso programa. Afinal, dados os exemplos que demos acima sobre os outros países de nossa América Latina, dialogar com estes países é fundamental para que, além de Bolsonaro, possamos derrotar as estruturas que o levaram ao Poder e que o dão sustentação.

Vemos acumular entre o restante do PSOL o discurso moderado, submetendo-se a uma correlação de forças institucionais que não apostam e nem querem apostar na capacidade de mobilização das massas. E tal submissão é impensável para o militante que se diz socialista.

Militância política e linha de orientação não se constroem a partir de torcida, elas se constroem a partir daquilo que é a nossa preparação para o pior cenário.

Não vamos nos esconder debaixo da mesa e que a esquerda que tem radicalidade política não vai abrir de mão de fazer essa disputa e que tenha como objetivo principal reforçar a nossa independência política e nosso programa.”

— Glauber Braga.

Radicalidade: eis a necessidade histórica que reafirme a nossa independência política e que culmine sobretudo na ampliação do diálogo com a juventude. Temos que estar à disposição do fortalecimento da estratégia socialista!

Viva o Partido Socialismo e Liberdade. Viva aquelas organizações e forças políticas que não transferem ao quadrado institucional todas as nossas expectativas. Viva a luta daqueles e daquelas que não se entregam e que não escolheram o lado fácil da história.” — Glauber Braga.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão