Vitória da luta pela terra no Pontal do Paranapanema! STF impede que a prefeitura de Sandovalina execute reintegração de posse

Vitória da luta pela terra no Pontal do Paranapanema! STF impede que a prefeitura de Sandovalina execute reintegração de posse

Hoje as mais de 900 famílias do acampamento Miriam Farias comemoram uma importante vitória para a luta pelo direito à terra no Pontal do Paranapanema.

Nathália Bittencurt 17 dez 2021, 14:54

O Supremo Tribunal Federal deu razão ao escritório de advocacia de Raul Marcelo e Rodrigo Chizolini, aceitando a liminar que impede a prefeitura de Sandovalina de prosseguir com a reintegração de posse na região.

O acampamento Miriam Farias já resiste há cerca de seis meses no Pontal. Para o prefeito Chicão Mendes (PTB), a liminar da Justiça é uma derrota da prefeitura.

O coordenador nacional da Frente, Zé Rainha, comemora: “Essa prefeitura defende apenas os grileiros, os fazendeiros. O que ocorre aqui é uma perseguição aos pobres de Sandovalina. O acampamento Miriam Farias é um exemplo para todas as ocupações que resistem. Somente com luta se alcança a vitória. A FNL está demonstrando sua força popular, e não vamos dar sossego a todos que se aliem ao agronegócio.”

A decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal Nunes Marques atende aos parâmetros da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 828, pois a ocupação aconteceu após o início da pandemia. Dessa forma, a retirada das famílias do local só é possível quando for providenciado um abrigo público para todos.

A área do acampamento tem aproximadamente 200 hectares, e faz parte da fazenda São Domingos, que acumula mais de 1500 hectares. 


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra | 24 mar 2024

Tarefa inadiável

Para derrotar a extrema direita é necessário combater toda a amplitude do projeto fascista brasileiro
Tarefa inadiável
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!