10 anos do massacre do Pinheiro: para não esquecer quem é Geraldo Alckmin
Reprodução

10 anos do massacre do Pinheiro: para não esquecer quem é Geraldo Alckmin

Reintegração de posse aconteceu em 2012 em São José dos Campos.

Fabiana Amorim 25 jan 2022, 17:16

Nesse dia 22 de janeiro, completam-se 10 anos de uma das mais vergonhosas e violentas reintegrações de posse feitas no período recente. Antes de tudo, é importante lembrar que no Brasil existem milhões de pessoas que não possuem onde morar, mesmo que existam também milhões de imóveis desocupados. Por conta disso, o movimento de moradia organiza famílias que não possuem condições de pagar aluguéis abusivos. Em 2004 instalou-se em São José dos Campos (SP), uma grande ocupação com cerca de 1.600 famílias (contabilizando quase 9 mil pessoas), até que em 22 de janeiro de 2012 viveram uma noite de terror para nunca mais esquecer.

Sob o pedido de Naji Nahas, um especulador financeiro e imobiliário, responsável por quebrar a bolsa de valores do Rio de Janeiro, devedor de milhões em impostos aos cofres públicos e condenado a mais de 24 anos de prisão, a Polícia Militar Paulista promoveu um verdadeiro massacre. Naquele período, estava sob o comando de São Paulo o governador Geraldo Alckmin, operador direto dos interesses da burguesia, que não titubeou entre escolher garantir o direito à moradia das famílias, ou proteger os interesses de um especulador.

O resultado foi um horror. Balas, bombas, com muitos feridos, prisões e inclusive mortes. Entre eles um recém nascido, que morreu sufocado por gás lacrimogêneo. Foram dias de muita tensão e enfrentamento. Isso porque os moradores não aceitaram sem resistência. As imagens que hoje vemos, é de um povo que deu seu sangue e suor para ter garantido o direito básico a ter um teto, com resistência e auto-organização. Mas o Estado estava decidido a fazer o que fosse possível para retirar as pessoas de lá e instaurar uma guerra contra os pobres.

Esse dia será lembrado com um importante ato em São José dos Campos, mas devemos também utilizá-lo para seguir a luta por moradia digna para todos e não esquecer jamais quem é Geraldo Alckmin: aquele que promoveu o massacre do Pinheirinho, desviou verba da construção do metrô e da merenda das escolas, que colocou sua polícia para reprimir secundaristas que resistiam em ocupações contra seu absurdo projeto de fechamento de escolas. Neste momento em que está colocado para nós a necessidade de derrotar Bolsonaro e enfrentar a superação do programa neoliberal que ataca os direito do povo em prol da concentração de riqueza nas mãos de poucos, é necessário reafirmar a importância de uma esquerda que carregue um projeto de independência de classe, que não abra mão das pautas históricas, como o direito à moradia e o combate à especulação imobiliária. É momento de dizer que não apenas temos memória, mas seguiremos firmes em mobilização permanente levando nossas bandeiras em defesa dos direitos e da liberdade do nosso povo.

Artigo originalmente publicado no site da UNE.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão