Derrotar ou administrar o tucanistão?
Alckmin e Doria

Derrotar ou administrar o tucanistão?

Está em curso em São Paulo uma ampla articulação para perpetuar o modo tucano de administrar o estado. O PSOL não fará parte

Pedro Serrano 9 fev 2022, 13:27

Está em curso em SP uma ampla articulação política que pretende utilizar a fachada da esquerda para na verdade perpetuar o modo tucano de administrar o estado. O líder será Haddad. O vice dele provavelmente será França, que já foi vice de Alckmin, que será vice de Lula. Essas figuras vão centrar seu discurso em Doria “esquecendo” o PSDB, como se Doria não fosse do PSDB, em sentido histórico e atual. E para isso disputarão simplesmente o direito de operar, eles mesmos, a mesma política que o PSDB já opera (inclusive com Doria) há vinte e cinco anos. 

É isso que explica que o escandaloso PL que legaliza a grilagem, para a alegria do agronegócio, tenha sido aprovado na ALESP nessa terça-feira (8) por ampla maioria, incluindo os votos (ou ausências providenciais) do PT. Só o PSOL votou contra. Lembre-se que “o cara” do agronegócio em SP é Alckmin, cotado inclusive para assumir o Ministério da Agricultura de Lula, além de ser vice. 

Aqueles que conhecem o histórico dos partidos e figuras envolvidos não se surpreendem. França, como já dito, foi vice de Alckmin e é um seu discípulo. A campanha à prefeitura de Guilherme Boulos em 2020, corretamente, o denunciou como um tucano enrustido. Quando prefeito em São Paulo, também Haddad foi um grande aliado de Alckmin e propôs, por exemplo, a reforma da previdência municipal, além dos episódios dos aumentos de tarifas.

Mas o absurdo colocado para as eleições de 2022 vai além. Isso porque está em questão anular um legado de décadas de luta dos movimentos sociais contra o tucanistão. O problema de São Paulo não é “só” João Doria. São as décadas de PSDB, de privatizações, perseguição aos servidores, encarceramento em massa e repressão. Que o digam os professores da rede estadual. É impossível exigir que tais movimentos endossem uma candidatura que não se oponha, de fato, ao PSDB paulista.

É por isso que o PSOL não integrará essa frente eleitoral que pretende administrar, e não derrotar, o tucanistão. Desde o ano passado, deliberamos uma pré-candidatura própria do partido ao governo estadual: Guilherme Boulos. A única candidatura capaz de expressar o programa da esquerda e a oposição ao PSDB.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão