Rumo a nossa 2ª Conferência Organizativa e Estatutária
FB_IMG_1648218358167-720x445-2

Rumo a nossa 2ª Conferência Organizativa e Estatutária

Sobre o processo conferencial do Movimento Nuevo Perú.

Evelyn Capchi 29 mar 2022, 11:19

Via Súmate

Com base no mecanismo de um militante um voto , a nova Comissão Política Nacional foi eleita para assumir a liderança política do Nuevo Perú, e um período de relançamento estratégico, político e organizacional foi iniciado para chegar à Conferência Organizacional e Estatutária acordada no 2º Congresso Nacional do NP.

Estamos vivendo um momento político muito complexo em nosso país, e neste ponto é claro que o Presidente Pedro Castillo e seu parceiro Vladimir Cerrón têm o único objetivo de prolongar sua permanência no poder, independentemente do abandono do projeto de mudança. Entre “tréguas” e acordos sob a mesa em altos cargos, o Presidente, pela primeira vez, após uma reunião com Hernando De Soto, anunciou sua renúncia à necessidade de uma Nova Constituição, que foi secundada no Congresso pelo Primeiro Ministro A. Torres. Com esta determinação, o Presidente Castillo quebra seu compromisso de cumprir suas promessas, para as quais milhares de peruanos o apoiaram tanto nas urnas quanto nas ruas. Como se isto não fosse suficiente neste quadro de crise permanente e tentativas de retirá-lo do cargo, o perdão do assassino Alberto Fujimori é acrescentado a isto, o que reacende a mobilização popular em resposta à decisão do Tribunal Constitucional (TC).

Do outro lado da rua está a direita bruta, reacionária e retrógrada, que é indiferente a responder às necessidades das maiorias do Congresso, e só se dedicou a interpelações, censura, vacância e aprovação de leis antidemocráticas e inconstitucionais, com o objetivo de reconquistar o Estado através de um golpe e de uma solução autoritária.

Diante deste cenário incerto de mudanças abruptas na situação do movimento popular, devemos nos preparar, ajustando nossas táticas e estratégias, a fim de poder fazer uma melhor intervenção a partir do Novo Peru. É por isso que, como parte dos acordos de nosso II Congresso Nacional, nossa II Conferência Organizacional e Estatutária será realizada na primeira semana de maio, na qual devemos primeiro aproveitá-la para uma organização interna de nosso quadro orgânico, a fim de saber com certeza que força temos e para ter um diagnóstico de nossa situação orgânica.

A derrota de não obter nosso registro, como resultado de uma decisão antidemocrática da JNE que reflete a decomposição das instituições como parte da crise do regime, e nossos erros internos, atingiram duramente nossa organização, devemos reverter esta derrota, na agenda de nossa II Conferência o registro será um ponto importante a abordar, aqui não há confusão alguma, todos nós sabemos da importância do NP ter sua própria legalidade. Isto requer um debate sério e objetivo, mas não podemos cair no voluntarismo aventureiro. A tarefa neste ponto é que a partir da 2ª Conferência Organizacional se estabeleça um roteiro e a formação de uma Comissão Nacional de Registro, a fim de elaborar uma estratégia tomando como principal contribuição o balanço político juntamente com o relatório elaborado e discutido em um dos últimos conselhos nacionais.

Outro ponto não menos importante é a construção partidária. Nesta ocasião, devemos ter uma orientação geral para que em cada comitê e setor em nível nacional, planos concretos para crescer militantemente e se enraizar no movimento social possam ser colocados em ação. Finalmente, discutiremos também as mudanças necessárias em nossos estatutos a fim de atualizar nossas regras internas de funcionamento, mantendo a democracia interna, com base no fato de que somos uma organização confluente e plural.

Em palavras simples, o Nuevo Perú entra em um novo período de fortalecimento com objetivos claros, a fim de nos posicionarmos como uma alternativa aos partidos do regime e romper com o neoliberalismo e o sistema capitalista. Um de nossos princípios é intervir nas lutas sociais, apoiando as demandas mais imediatas do movimento popular. Ao mesmo tempo, conseguir nossa inscrição a serviço de um Nuevo Perú como um projeto estratégico, em primeiro lugar.

Desde a Secretaria de Organização convidamos e convidamos a militância militante e os líderes do Nuevo Perú a serem parte ativa deste processo para alcançar os objetivos estabelecidos, promover as assembleias de ordenamento orgânico, o processo de pré-conferências e realizar uma grande Conferência Organizadora como tarefa importante para fortalecer nossa organização internamente, para conseguir nossa inscrição, mas também para poder intervir na situação atual, construindo a ferramenta política para transformar a sociedade.

SIM, NÓS PODEMOS!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão