Como sempre, falta vontade política!

Como sempre, falta vontade política!

Resposta ao Editorial do Jornal A Tribuna sobre a questão do magistério municipal.

Vinicius Kassouf Lena 18 abr 2022, 11:29

No último editorial do Jornal A Tribuna, do dia 14/04, deparei-me com o posicionamento deste renomado veículo jornalístico, do qual de antemão eu discordo, em consonância com a postura adotada pelo Prefeito Carlos Alberto em não conceder o reajuste ao magistério municipal pela Lei do Piso Salarial Profissional Nacional – Lei nº 11.738, de 16/07/2008, que institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

O posicionamento do Jornal A Tribuna e da Prefeitura Municipal de Amparo advém da proposta estabelecida pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que concede reajuste de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) sob o valor de 10,16% – valor este aprovado na Câmara Municipal, por 6 votos a 5, com o Projeto de Lei nº 10/2022 (PL nº 10/2022).

A justificativa do posicionamento aparenta ser técnica, já que de fato o orçamento municipal para a educação não comporta tamanho reajuste. Entretanto, ao pesquisar sobre cidades que tenham adotado a Lei nº 11.738/2008, não foram poucas as encontradas no estado de São Paulo que detém orçamento menor do que o de Amparo. Nossa vizinha Serra Negra e a pequenina Valentim Gentil de pouco mais de 11 mil habitantes são dois exemplos. As duas cidades, aliás, concedem anualmente o reajuste salarial de acordo com o piso nacional antes da última atualização do governo federal de 4 de fevereiro de 2022.

Duas cidades menores, em tamanho e em orçamento, que estão em dia com a Lei nº 11.738/2008 por terem feito a lição de casa ao enviar às suas respectivas Câmaras Municipais Projeto de Lei que “dispõe sobre a adequação da remuneração mínima da Classe Docente do Quadro do Magistério da Educação Básica [QMEB] ao Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público da Educação Básica e dá providências correlatas.Nestas “providências correlatas”, no caso de Valentim Gentil, há o Artigo 4º, que trata justamente da questão das despesas, sugerindo suplementação orçamentária caso seja necessário. 

A suplementação orçamentária é um dispositivo adotado pelo Município para autorizar a realização de despesas, sob aprovação de créditos suplementares que se limitam a reforçar dotações insuficientes já existentes, por meio de lei. Não se trata, portanto, de mexer no “caixa” da Prefeitura para remanejar gastos. Trata-se, substancialmente, da utilização de um dispositivo que tem como função dar conta de gastos não planejados, adequando-se por fim ao reajuste estabelecido por Lei Federal. 

Por outro lado, evidentemente, poderá haver uma resposta de que tal dispositivo não pode e nem deve ser usado de forma “irresponsável”. Há inclusive muitos artigos acadêmicos da área do Direito Financeiro, por exemplo, falando sobre o bom uso da suplementação orçamentária, referenciando-se à Lei de Responsabilidade Fiscal. Contudo não existe, na realidade, qualquer separação daquilo que é considerado técnico com aquilo que é considerado de ordem política. A atividade financeira do Estado não pode se abster do que é humano. Afinal, é um ato “responsável” condenar a população a passar a maior parte de sua vida de forma impotente, sobrevivendo com quinquilharias?

Quando vemos o voto favorável ao reajuste pelo INPC sendo justificado por uma questão meramente técnica, como foi o caso do vereador Dil, despreza-se o fato de que a política é feita para as pessoas. Não existem decisões técnicas que não sejam acompanhadas pela política, justamente pelo fato de que a burocracia criada pelo aparelhamento institucional não é neutra – ela tem um caráter político de dominação de uma classe pela outra. Em outras palavras, o posicionamento técnico é uma decisão política na medida em que a sociedade deve ser estruturada para o bem (concreto) das pessoas, e não as pessoas que devem ser estruturadas para o bem (abstrato) da sociedade. 

Assim sendo, é elementar a organização do magistério de Amparo pelo direito ao reajuste de 33,23% e por demais melhorias à categoria. Elementar é também, sobretudo, a inserção de todo o quadro do funcionalismo público municipal, já que é consenso pelas próprias vozes do Governo Carlos Alberto a defasagem salarial das outras categorias. Se é a política que determina a tomada de um dispositivo técnico a favor de uma classe e em detrimento de outra, deve ser a própria política a determinante para o redirecionamento do dispositivo técnico em favor do magistério. 

Que o poder sirva ao Povo, e não o povo ao Poder. 

Viva a luta das trabalhadoras e dos trabalhadores da educação municipal!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão