Declaração de “La Aurora”: Ucrânia livre!
BD668173-FEF0-4DA7-9EBF-B971436AE11D

Declaração de “La Aurora”: Ucrânia livre!

Fora as tropas russas!
Por uma Europa unida dos trabalhadores e povos, desde o Atlânticos aos Urais. 

La Aurora 28 abr 2022, 12:54

Viva Ucrânia livre! 

As tropas russas invadiram a Ucrânia em 24 de fevereiro. Desde então, a Rússia tem mostrado seu absoluto desprezo pela população inocente, bombardeando escolas, hospitais, bairros de trabalhadores, usinas nucleares ou químicas, submetendo a um cerco feudal a cidade de Mariupol e liquidando a população civil como mostrado nas cidades próximas a Kiev, abandonadas pelas tropas russas. Esta é uma guerra imperialista clássica em que a Rússia quer o controle das riquezas do território: agricultura, terras raras, controle do gás… Todas as desculpas sobre a “nazificação” desta guerra (que nem sequer Putin menciona pelo nome), foram desmentidas pelos fatos, especialmente pela revolta e resistência do povo ucraniano, que mostra as mentiras do regime russo. 

Deveríamos manter uma neutralidade entre ambos os lados? Estamos pela dissolução da OTAN. Rússia estava cada vez mais cercada e amaçada economicamente pela UE e pela OTAN, mas o concreto é que não estava militarmente ameaçada. Não somos neutros: nesta guerra imperialista estamos sem dúvidas ao lado da Ucrânia contra Rússia pois não existe só um imperialismo na Europa e no mundo. A ideia de Putin de que a Ucrânia não é um país, senão parte da Rússia, é a nova versão do imperialismo Marista, a negação do direito de existir de nações independentes, como antes vimos com Chechenia ou Georgia. Não em vão Putin ataca a Lenin e sua política de autodeterminação nacional. E agora os ideólogos a serviço de Putin começam a teorizar a necessidade de “desucranizar” a Ucrânia e a justificar a liquidação de milhões de cidadão por seu suposto apoio a um regime “nazi”.

Isto significa que estamos também a favor do envio de armas ao exército e voluntários da Ucrânia? Sim; em meio a uma guerra a parte oprimida e agredida tem todo o direito e dever de defender-se. Apoiamos que a Ucrânia busque e obtenha as armas necessárias não importa onde para freiar o exército russo. Como apoiamos os corajosos protestos russos pela paz. 

Ajudar a Ucrânia não significa reforçar o polo imperialista ocidental sob a égide dos Estados Unidos? Não, é debilitar o regime de Putin por meio da autodefesa da Ucrânia, do aumento da oposição a guerra na Rússia, das manifestações e ações europeias contra a guerra e pela retirada das tropas russas, e de sanções seletivas contra oligarcas russos, não reforçaria o imperialismo ocidental senão a ação independente dos povos sobre os atuais governos imperialistas. 

Apoiar a Ucrânia significa também dar apoio ao governo de Zelenski? Apoiamos o governo Zelenski em tudo o que significa a luta e resistência contra a invasão russa e sua defesa pela independência e soberania da Ucrânia. Não estamos de acordo com as suas medidas neoliberais contra os próprios trabalhadores ucranianos nem ao apoio que tem dos oligarcas e sua corrupção, nem em conviver com o nacionalnazismo ucraniano. Estamos com os trabalhadores e o povo ucraniano. 

Isto significa que estamos a favor de um rearmamento da OTAN frente a Rússia e de um aumento dos investimentos militares na União Europeia? Não, em absoluto. O motivo de fundo da guerra de Putin é dominar uma zona de influência europeia, tal como Estados Unidos fazem com a América, como seu “quintal”, ou no Iraque. Mas reforçar a OTAN, instrumento militar sob o comando dos Estados Unidos, é um preparativo para uma nova guerra imperialista de caráter mais amplo na Europa. A guerra é “a política por outros meios” e o que surge da pandemia, esgotamento de minerais e combustíveis fósseis e mudança climática, é uma aceleração da competência imperialista. É o mesmo militarismo predador de Putin que está jogando parte da esquerda e da opinião pública a confiar na OTAN, com o temor pela paz e segurança, temperado pelo militarismo estadunidense e europeu. 

Debilitar o imperialismo russo e impedir a OTAN, a UE e os Estados Unidos, não reforça o imperialismo chinês? China já vem reforçando seu papel na economia mundial, particularmente na América, África, apropriando-se de terras, fontes energéticas e de materiais, e alianças dependentes. Esta guerra em território europeu a situa em melhor posição em viste de que poder fragilizar a ambos imperialismos e tornar mais dependente a Rússia. China “observa e aguarda” para sair fortalecida como potência dominante. 

Que papel joga a guerra no aumento dos combustíveis, da eletricidade, dos preços? A guerra precipita as consequências da crise econômica que a globalização não resolve. A guerra interrompeu as expectativas e planos econômicos do pós-pandemia. Os problemas que arrastavam as economias capitalistas: esgotamentos das energias fósseis, estagnação, inflaciona, limite de minerais e matérias primas, mudança climática… se multiplicaram com a guerra real e a econômica. Enquanto tudo fica caro, começando pela eletricidade, os gás, a gasolina, a alimentação, habitação… o governo espanhol, com outros governos europeus, nos colocam em uma escala armamentista para reabilitar a OTAN e depender mais da energia dos EUA. A guerra é paga pelo povo, mas enche os bolsos dos mais ricos, especialmente bancos, energéticas, farmacêuticas, indústria armamentista. Não toca no bolso dos mais ricos, como fazem o governo Sánchez ou os governos regionais, significa a guerra contra os mais pobres. A greves que começam agora são o prelúdio do endurecimento da luta que virá. Se o governo não gira à esquerda, se abrirá o caminho para a direita populista e xenófoba. O que necessitamos é aumentos dos salários e pensões, fortes impostos sobre o oligopólio da indústria elétrica, gás, petróleo; nacionalização da energia; moraria, pão, saúde, educação, energia para todos. Iniciar a transição até energias sustentáveis e locais, comércio local, sem mais atraso. E uma renda básica universal às custas dos 20% mais ricos. 

Que fazer diante do maior êxodo da história recente europeia? O êxodo de quatro milhões de pessoas da Ucrânia que fogem da guerra, sobretudo mulheres e crianças, é um drama como não se via desde a segunda guerra mundial. É um dever humanitário e de ajuda a resistência acolher e oferecer toda a ajuda possível a estas famílias e pessoas ucranianas. Devemos abrir as portas em toda Europa e exigir uma regularização imediata, sem burocracia. E aproveitar para exigir o mesmo para todas as demais pessoas refugiadas que, por guerras, mudanças climáticas ou saque colonial de suas riquezas, chegam ao nosso continente. 

Que segurança e futuro podemos ter? Esta guerra europeia inaugura um novo período. A globalização capitalista já mostra seus limites. Os impérios russo, americano, europeu e chinês se preparam para uma feroz competição, que pode levar a extensão da guerra. Na Europa é jogado agora, novamente, se saem debilitados os imperialistas ou a classe trabalhadores e o povo. A permanência do bloqueio militar da OTAN não só não é nenhuma garantia de paz, nem segurança, nem liberdade, senão a preparação de mais guerras contra cada povo e entre povos para salvar o capitalismo decadente que nos leva a um terrível caos econômico, social e climático. Temos que iniciar uma transição o quanto antes para um sistema mais justo socialmente, livre, comunal, de respeito a autodeterminação dos povos e da soberania cidadã, igualitário, um ecossocialismo democrático e feminista. 

A única unidade possível na Europa é isolada a Rússia dela? Estamos contra a russofóbia que destila ódio e divisão na Europa. As proibições de artistas e atletas russos é uma nova mostra de inumanidade e incultura que impregna o capitalismo e seus mitos de fabricar “povos bons e povos maus”. A unidade da Europa não virá da OTAN nem da União Europeia dos monopólios, incapaz de ter uma Constituição democrática, senão da luta unidade dos povos contra Putin e contra a OTAN e contra os Estados que aderiram à UE em função das grandes multinacionais e bancos, mas por trás da vontade soberana popular. É imprescindível agora pressionar nossos governo com manifestações e ações pela paz, necessitamos construir uma perspectiva concreta, independente da UE: uma Europa de povos livres, Unida do Atlântico até os Urais, sem capitalismo predador e sem guerra armamentistas ou comerciais. Paz entre povos e guerra contra os exploradores. 

As diversas esquerdas e movimentos que querem lutar pela paz e contra a guerra devemos encontrar a maneira de defender a Ucrânia das bombas e defender a economia e a vida das classes trabalhadoras. Vamos nos tornar fortes na ação unida! Defendemos o compromisso e a implicação sindicalista para refazer os laços entre as classes trabalhadoras da Ucrânia e de toda Europa incluída a Rússia! Preparemos una grande ação europeia contra a guerra de Putin, contra o rearmamento, por uma Europa unida dos trabalhadores e dos povos. 

Não à guerra: em 24 de abril, manifestações em toda Europa!

7 de abril de 2022.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão