Comunicado de familiares de pessoas presas políticas sequestradas a partir de maio de 2021 no centro de investigação policial El Chipote

Comunicado de familiares de pessoas presas políticas sequestradas a partir de maio de 2021 no centro de investigação policial El Chipote

Liberdade e justiça para os as mais de 181 pessoas presas políticas.

9 maio 2022, 16:41

Informamos o ao povo nicaraguense e à comunidade internacional que pudemos ver os nossos familiares e notamos com extrema preocupação uma deterioração geral da sua saúde, causada por aquilo que entendemos ser uma política sistemática de tortura destinada a quebrar os seus corpos e mentes. Face a esta grave situação, lançamos um S.O.S. ao povo da Nicarágua e à comunidade internacional.

Durante a visita, corroboramos os seguintes fatos, coerentes com o que foi dito no parágrafo anterior.

Falta de acesso sistemático a cuidados de saúde oportunos, adequados e especializados. As doenças e dores das pessoas presas políticas são tratadas até somente quando a situação piorar piora ou atingir atinge extremos, elas não são levadas para a enfermaria, nem lhes são dadas informações sobre o seu peso, nem os resultados dos poucos exames que são feitos. A nossa preocupação é maior no caso de pessoas com doenças crónicas ou que necessitam de cuidados médicos especializados. Identificamos um padrão de diagnósticos incorrectos, sobre-medicaçãomedicação excessiva e/ou medicação inadequada ou contra-indicada. Esta situação está causando o agravamento de doenças, alergias e mesmo queimaduras de primeiro e segundo grau. Queremos denunciar especificamente as seguintes situações que nos preocupam:

  • Agravamento dos problemas de coração e pressão arterial, como nos casos de Juan Lorenzo Holmann e Miguel Mendoza, entre muitos outros.
  • Cuidados de saúde mental inadequados, como no caso de Víctor Hugo Tinoco que passou três semanas sem receber a sua medicação para a ansiedade, o que o levou a sofrer uma crise depressiva durante todo esse período.
  • Problemas de pele cada vez mais recorrentes, adquiridos devido às condições insalubres em que vivem, causam infecções fúngicas, eczema e mesmo despigmentação.  
  • Deterioração e falta de cuidados de saúde dentária, como no caso de Violeta Granera, que está sem os seus dentes há 11 meses.
  • Problemas e lesões nas costas que se tornam problemas crónicos devido à falta de tratamento adequado, como no caso de Ana Margarita Vijil e Suyen Barahona.

A política de isolamento e de detenção em regime de incomunicabilidade persiste. Apesar das nossas constantes queixas e exigências de regularização e frequência de visitas, continuam a não cumprir os regulamentos da Lei nº 143, Lei do Regime Penitenciário e Execução das Sentenças. Chamadas telefónicas, cartas, fotografias e desenhos ainda não são permitidos. As crianças menores de idade ainda não estão autorizadas a assistir comparecer a visitas. Além disso, muitos são mantidos em celas de punição, isolamento e, em alguns casos, em solitárias. Finalmente, durante esta última visita, denunciamos os seguintes fatos extremamente graves:

  • Assédio constante e falta de privacidade, bem como arbitrariedades em negar visitas a familiares, limitar ou dar informações incorrectas sobre as pessoas que participam na visita, e limitar o contacto físico com familiares.
  • Agressões sexualizadas durante a revisão de parentes femininos na entrada da prisão, toque nos genitais e seios.
  • Falta de atenção às medidas preventivas de Covid-19, revisão e tratamento manuseio das nossas máscaras.
  • Alimentação insuficiente. Por esse motivo nossos familiares estão passando fome e verificamos novamente aceleradas perdas de peso equivalentes a estados de desnutrição, como é o caso de Tamara Dávila que calculamos pesa menos de 45 quilos.
  • Consolidação de uma política de punições e controle que busca calar suas vozes e parar sufocar as demandas por direitos. As punições se tornaram mais frequentes e vão de chantagem emocional, ameaças de serem trasladados a celas menores e com piores condições e a entrega de jumbos pacotes ou encomendas discricionária que resulta em privação de remédios, bebidas e papel higienico. 

Diante dessa gravissima situação, não cessaremos de demandar coletivamente a liberdade imediata, incondicional e com garantias para os nossos familiares e as mais de 180 pessoas presas políticas. Até sua libertação, reiteramos que seus direitos devem ser respeitados de acordo com as Regras de Nelson Mandela, para o qual exigimos:

  1. Prestar cuidados médicos especializados, apropriados e oportunos, com os medicamentos adequados aos seus problemas de saúde, tanto crónicos como adquiridos pelas más condições de prisão. Da mesma forma, que seja completado o ciclo de vacinação contra o a COVID-19.
  2. O cumprimento do regime ou regras? de visitas familiares estabelecido por lei, incluindo as crianças da família e o direito a ligações telefonicas e visita conjugal.
  3. Que seja permitida a entrega de material de leitura e escritura, a Bíblia ou textos religiosos de acordo com a fé de cada uma/um, cartas, desenhos e fotografias de familiares que não conseguiram visita-los.
  4. Que sejam garantidas todas as condições de higiene, iluminação e ventilação que um espaço deve ter para abrigar um ser humano.Da mesma forma, a troca e melhora dos colchões, a distribuição de cobertores para se proteger do frio durante a noite e o estabelecimento de horários comuns de pátio e sol onde possam interagir entre elas e eles, e com a natureza. 
  5. Que seja permitida a gestão autonoma dos jumbospacotes ou encomendas e medicamentos, como normalmente no sistema penitenciário. Assim mesmo Da mesma forma, uma rigorosa organização e controle da entrega dos jumbos pacotes ou encomendas que garanta que tudo o que foi entregue pelos familares chegue às mãos das e dos presos políticos.
  6. O fim imediato da reclusão nas celas de 2 x 2 metros, lacradas, sem ventilação, com a iluminação ligada 24 horas ao dia ou na penumbra permanente, e sem possibilidades das e dos presos verem ou serem vistos de fora.Nelas estãoMiguel Mendoza, Juan Lorenzo Holmann, Medardo Mairena, Yáder Parajón, Freddy Navas e Michael Healy.
  7. Fim imediato do isolamento e regime de incomunicabilidade das presas Tamara Dávila, Suyen Barahona, Dora María Téllez e Ana Margarita Vijil.
  8. Mudança do regime prisional para prisão domiciliar para todas as personas presas políticas da terceira idade ou com problemas urgentes de saúde, como estabelece a Lei 473, Artigo 120. Garantir a todas essas pessoas acesso a saúde de qualidade, adequada, especializada e oportuna.

Lembramos que nos diferentes centros do sistema penitenciário e delegacias de polícia as pessoas presas políticas são vítimas de violações a seus direitos humanos, por isso continuaremos a juntar as nossas vozes para exigir Liberdade a todas as pessoas presas políticas!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão