Esperando Haddad?!

Esperando Haddad?!

Tal qual a peça de Beckett, a militância do PSOL paulista vive momento de angústia. Godot é um personagem que nunca aparece, em que pese a espera dos protagonistas.

Israel Dutra 1 jun 2022, 17:39

A definição das candidaturas majoritárias entrou no seu momento decisivo. Após o quadro nacional ser melhor definido, os holofotes se voltam para as articulações estaduais. Bolsonaro já perfilou seus candidatos prioritários, montando os tão necessários “palanques” que replicarão sua agitação golpista e reacionária. A chamada “terceira via” administra sua falência, com Dória sendo o máximo símbolo da sua derrocada. Por sua parte, Lula atua com a direção do PT para concretizar, em distintas velocidades, o “núcleo” de sua estratégia, a saber: hegemonizar o espaço da oposição de esquerda a Bolsonaro, colocando sob seu controle as diferentes expressões e correr à direita e ao centro, para soldar com potência seu projeto de conciliação de classes. Não é o objetivo desse artigo aprofundar ambos os movimentos, caraterísticos da essência da estratégia lulista.

Dentro desse “teatro de operações”, há São Paulo. Dentro do raio de ação de forças políticas, há o PSOL.  Assim como as definições gerais vão sendo atualizadas, a campanha de São Paulo cobra resoluções em relação às chapas principais.  Lula já se “acertou” em Minas, onde rifou o candidato petista ao senado para apoiar a chapa de Kalil e Alencar, do PSD. Pendentes estão o Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Rio de Janeiro, onde Lula promete “ampliar” ainda mais o leque. Seu objetivo principal agora é buscar o PSD, parte dos barões do MDB e mesmo as alas do tucanato que estejam disponíveis de imediato, coisa que a fórmula com Geraldo Alckmin assentou.  Ainda assim, falta São Paulo.

O PSOL caminhou de forma acrítica para os braços do lulismo. Apesar da resistência e do combate de 44% do Partido, sua ala esquerda, a direção e lideranças com Boulos construíram um pacto nada transparente, confundindo apoio pontual com costuras programáticas nada sólidas.  Uma vez mais, não é apenas um problema de apoiar Lula, pois a ala esquerda já tinha aventado a hipótese de retirar a candidatura caso estivesse colocada a hipótese de vitória do PT no primeiro turno (o que positivamente, parece estar se colocando), mas a forma subordinada que o PSOL adere ao processo.

Entretanto, uma das táticas para compensar essa diluição é justamente reforçar as candidaturas majoritárias do Partido, nos estados. Em Minas Gerais, o Partido de forma unânime caminhou nessa direção. A campanha de Lorene Figueiredo ao governo e Sara Azevedo ao Senado começa a empolgar o ativismo com um centro muito nítido contra a mineração e os grandes capitalistas. Um bom exemplo. Poderíamos citar Pedro Ruas no Rio Grande do Sul, que acumula mais de 6% em algumas pesquisas de opinião. E outros camaradas, que Brasil afora estão crescendo na disputa majoritária defendendo o programa de mudanças que o PSOL encarna.

A situação fica mais complicada quando chegamos ao limite em São Paulo.  Haddad é o candidato prioritário de Lula e símbolo da aliança entre PT e Alckmin, uma renovação que combina elementos do lulismo e do chamado “tucanistão”. Bebendo em fontes teóricas que Haddad não esconde, as quais Frazer denunciou como “Neoliberalismo progressista”, mas que no nosso escopo conceitual também definimos como social-liberalismo.  O PSOL ainda não se definiu, com a direção estadual cumprindo um papel nefasto de esconder das bases as negociações, mantendo nas cúpulas os debates, sem qualquer possibilidade de discussão democrática. Como o PSOL tinha votado uma tática de candidatura própria e investiu recursos e militância para essa construção, uma conferência ou espaço aberto deveria ser feito para tomar uma decisão que significa a negação de uma resolução congressual. Não será feito. Quando Boulos decidiu ser candidato a deputado federal, três posições se expressaram diante do impasse: a construída pelo grupo mais próximo de Boulos, de que o PSOL deveria apoiar Haddad; a protagonizada pelo Bloco de Esquerda e pelo MES, de candidatura própria, com o nome da vereadora mais votada de Campinas, Mariana Conti, sendo disponibilizado para cumprir- e muito bem!- tal tarefa e uma terceira, do campo político Semente, afirmando que só seria possível uma aliança com Haddad sob determinadas condições.

Nos últimos dois meses, o Partido esteve atravessado pelas três posições, ainda que com algumas diferentes gradações: os que apoiam Haddad incondicionalmente atuaram para ter o mínimo de debate possível, utilizando o método de “fato consumado”, fazendo exigências genéricas ao PT, tão tímidas como foram suas críticas à indicação de Alckmin como vice. Da parte do Bloco de Esquerda, a pré-campanha de Mariana realizou atividades e discussões nos diretórios, viajando o estado inteiro, encampando propostas e construindo referências e um programa. O campo Semente emite sinais contraditórios, ainda que sua posição seja a mais importante: numericamente é o fiel da balança.  

Vejamos de perto o que afirma o Semente. Formado pelas correntes ligadas à tradição trotskista, o campo Semente é composto pela Resistência, Insurgência e Subverta.  Tem afirmado que o PSOL não deve integrar o futuro governo Lula, ainda que na conferência nacional eleitoral não tenham adotado uma resolução definitiva a respeito do assunto, que será examinado num fórum mais restrito- o Diretório Nacional- em dezembro.  Sobre as candidaturas próprias, o Semente tem adotado posições diversas: apoiou em Minas Gerais), se dividiu no Rio de Janeiro, onde uma parte, a corrente Resistência votou a favor de candidatura própria. Em São Paulo, como dito, colocaram condicionantes. 

Em quais condições o campo político “Semente” aceitaria uma composição com Haddad? Essa questão é central, pois os votos do campo político “Semente” definirão a tática eleitoral do PSOL em São Paulo. Para o “Semente”, duas questões seriam centrais: a não participação de França e seu grupo na chapa de Haddad e a indicação de um nome do PSOL para o Senado, além de avaliar qual o peso que Alckmin teria na campanha.

O tempo político está se esgotando.  O PT já fixou junto ao PSB o prazo para fechar as chapas estaduais: dia 15 de junho. Até lá, tal qual a peça de Beckett, o PSOL segue esperando Haddad.

O que fará o PSOL e o campo político Semente? Até aqui, as indicações são que o PSOL não tem assegurado seu lugar na chapa e de que o PT não medirá esforços para atrair França, oferecendo ao PSB o Senado e a cadeira de vice. A chapa petista já conta com o Solidariedade, de Paulinho da Força, e se cogita até o PSD de Kassab e Ramuth. Diante de tais condições, o PSOL deve concretizar o debate político para assegurar que a decisão seja tomada de forma democrática, marcando debates pela rede e junto aos diretórios municipais. E marcar a data da conferência eleitoral estadual.

Ao Semente, fica a responsabilidade de manter suas posições e indicar a votação dentro do PSOL a partir de seus compromissos anteriores, preservando o PSOL e colocando a campanha em marcha, deixando para trás os prejuízos da defasagem quanto ao lançamento de uma candidatura.

O PSOL marchar com Haddad no primeiro turno, numa coalizão com PSB e parte dos ex-tucanos de Alckmin, é um passo para adaptação e entrada em um futuro governo paulista. Seria uma mudança na natureza do PSOL SP.

Da nossa parte, já deixamos nítido que não seremos intransigentes quanto ao nome: quem puder unificar uma maioria terá nosso apoio. Da parte do Semente, se espera uma definição, na toada dos prazos colocados.

Uma candidatura própria em São Paulo é um imperativo para o projeto do PSOL enquanto alternativa independente. 

O desfecho da estupenda peça de Beckett é uma alerta para todos os militantes do PSOL. Qual consciência de si mesmo ganhará o PSOL?


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão