Câmara de Vereadores do Recife rejeita homenagem a Michelle Bolsonaro
Proposta de parlamentar bolsonarista visava conceder medalha entregue a defensores dos Direitos Humanos.
Na terça-feira (5), a Câmara dos Vereadores do Recife rejeitou uma proposta de homenagem à primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro. A proposta foi elaborada pela vereadora Michele Collins (PP), que viu a derrota ante aos demais companheiros por 16 votos a 9.
A ideia da parlamentar, que é evangélica, era que a primeira-dama recebesse a medalha de mérito Olegário Mariano, que é entregue para pessoas ou instituições que defendem os Direitos Humanos. É notável que, para Collins, a esposa de Jair Bolsonaro é uma referência para as causas sociais, porém, em nenhum momento falou quais seriam essas causas.
Talvez seja mais fácil lembrar de notícias negativas sobre a primeira-dama! Será que a vereadora esqueceu que Michelle Bolsonaro foi citada em mensagens do esquema de vacinas superfaturadas da Davatti? Que recebeu em sua conta cheques que somam R$ 89 mil de Fabrício Queiroz [miliciano envolvido em esquemas de corrupção da família Bolsonaro]? Que a própria saiu em defesa do ex-ministro Milton Ribeiro (“pessoa honesta”)?
Bolsonaro e Michelle não representam nada de bom para nosso país. São violadores de direitos humanos. Não esqueço dessa frase: “Vamos fuzilar a petralhada”, dita no Acre e em alta voz por este ser que está na presidência. Ele alimenta o ódio e ela é conivente. Recentemente, um dirigente do PT foi assassinado em Foz do Iguaçu (PR), surpreendido por um Bolsonarista que efetuou disparos de arma de fogo em sua festa de aniversário. Isso levou a óbito o companheiro Marcelo Arruda.
Bolsonaro, que não tem respeito pela vida e não respeita a dor alheia, reagiu com cinismo. Não condenou o assassinato, insinuou que o que todos vimos não é a verdade e acusou a esquerda de ser agressiva. Caso o Poder Judiciário não tome medidas rápidas para frear a incitação à violência contra os adversários, podemos ter um mar de sangue na nossa frente. É dever de qualquer presidente da República dialogar com seus seguidores, reprovando o uso da violência em qualquer instância, ainda mais em ano eleitoral.
A família Bolsonaro representa tudo de ruim que vem acontecendo em nosso país, todas essas atrocidades causada pelo desgoverno Bolsonaro, tais como fome, desemprego, descaso na compra de vacinas contra a Covid-19, perseguições a youtubers e artistas, retirada da população LGBTQIA+ da política de Direitos Humanos, extinção de 22,4 mil cargos da Saúde – desses, 10,6 mil são agentes comunitários.
O desgoverno Bolsonaro acabou com reajuste real do salário mínimo, permitiu a liberação recorde de agrotóxicos, vergonha internacional, alterou as regras na Saúde e reduziu o acesso ao SUS, reformou a previdência e retirou direitos previdenciários, empurrou milhares para o trabalho informal, sem carteira assinada, e tivemos diversos aumentos do combustível, que atingiram os maiores preços da história do Brasil.
Os vereadores/a do Recife fizeram seu dever de casa. A Casa José Mariano, Câmara de Vereadores do Recife, está presente na luta contra o bolsonarismo. Seria contraditório homenagear uma família di campo ultraconservador e autoritário, que defende golpe de Estado, que faz apologia a tortura, que coloca o nosso país no caminho do retrocesso.