Deputado distrital Fábio Felix pede retirada de homenagem a Nelson Piquet
fabio_feliz_bolsonaro_homofobia_2

Deputado distrital Fábio Felix pede retirada de homenagem a Nelson Piquet

PL apresentada à Câmara Legislativa do DF requer mudança do nome do autódromo após comentários homofóbicos e racistas do ex-piloto.

Tatiana Py Dutra 14 jul 2022, 13:38

O deputado Distrital Fábio Felix apresentou à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) um projeto de lei que pede a mudança do nome do autódromo de Brasília. Fundada em 1974, a pista de corrida foi rebatizada de “Nelson Piquet” em 1996, quando o tricampeão de Fórmula 1 passou a arrendar a área.Porém, na avaliação de Felix, após a revelação de declarações homofóbicas e racistas de Piquet em relação ao piloto Lewis Hamilton, a homenagem “envergonha” as comunidades negra e LGBTQIAP+. O deputado pede para que a pista volte a adotar o nome original.

“Infelizmente, essa denominação não merece ser mantida, porque recentes declarações notoriamente racistas e homofóbicas por parte do ex-piloto tornaram sua associação com o Distrito Federal motivo de constrangimento para nossa população”, escreve o deputado Fábio Felix. Em uma entrevista para o Canal Erneto, Piquet usou, de forma racista, a expressão “neguinho” para se referir ao piloto britânico ao comentar sobre o acidente com o holandês Max Verstappen, seu genro, em 2021. Ele culpou Hamilton pelo acidente e comparou com um episódio envolvendo Ayrton Senna em 1990.

“O neguinho meteu o carro e não deixou [desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro [Verstappen] se fudeu. Fez uma puta sacanagem”, disse o ex-piloto que, em outro trecho, ofendeu os esportistas Keke e Novo Rosberg, além de fazer um comentário homofóbico contra Hamilton. ”“O Keke? Era uma b… Não tinha valor nenhum. É que nem o filho dele (Nico), ganhou um campeonato, o neguinho devia estar ‘dando mais c…’ naquela época e estava meio ruim”, disse Piquet.

TJDFT aceitou denúncia contra Piquet

No dia 11 de junho, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) aceitou ação civil pública contra Nelson Piquet pelos comentários racistas e homofóbicos. A ação, movida por quatro entidades ligadas ao movimento negro e LGBTQIA, pede indenização de R$ 10 milhões ao ex-piloto.O juiz Felipe Costa da Fonseca Gomes deu 15 dias para o Piquet explicar as falas contra Hamilton. Caso condenado, o valor pago pelo o ex-piloto irá para o Fundo Nacional de Direitos Difusos.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão