Discurso de ódio do bolsonarismo provoca escalada na violência em período pré-eleitoral
marcelo-assassinato1

Discurso de ódio do bolsonarismo provoca escalada na violência em período pré-eleitoral

Parlamentares do PSOL repudiam atos de extremistas e prestam solidariedade por morte de militante petista.

Tatiana Py Dutra 11 jul 2022, 15:20

A radicalização da extrema direita brasileira, que vinha escalando nas últimas semanas, agora inclui um episódio mais triste e perigoso. No último sábado (9), o guarda municipal Marcelo Arruda foi assassinado a tiros por um militante bolsonarista, em Foz do Iguaçu (PR).Conforme testemunhas, Arruda festejava seus 50 anos em um clube. A festa tinha como tema o ex-presidente e pré-candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva. Por volta das 23h, o agente penitenciário Jorge José da Rocha Guaranho invadiu o evento e começou a xingar os presentes, gritando “aqui é Bolsonaro”. Após ameaças, disparou pelo menos duas vezes contra o aniversariante.

A deputada federal paraense Vivi Reis lembrou que o assassinato não foi um caso isolado de violência neste período pré-eleitoral.“Muito grave o que ocorre no Brasil, com a escalada da violência política promovida por seguidores de Bolsonaro: drones com cocô, ataque ao carro do juiz, explosivos e agora um assassinato. O ódio bolsonarista não pode ficar impune. A retomada do ambiente democrático é uma urgência!”, advertiu, no Twitter.A parlamentar se refere a fatos ocorridos recentemente. Um evento do PT e do PSD, em Uberlândia (MG), foi alvo de um drone de pulverização agrícola que borrifou fezes e urina nos participantes, em 15 de junho. Em 7 de julho, o carro que o juiz Renato Borelli, da 15ª Vara Federal, dirigia sofreu ataque de um grupo de manifestantes bolsonaristas logo ao sair de casa. O veículo do magistrado – que autorizou a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, por corrupção no MEC – foi alvejado por ovos, fezes de animais e terra. No mesmo dia, um artefato explosivo foi arremessado contra os presentes em um comício do ex-presidente Lula, no Rio de Janeiro.

Discurso de Bolsonaro incita ódio às esquerdas

O deputado distrital Fábio Felix atribui o episódio à postura belicosa de Jair Bolsonaro.“O discurso antidemocrático e fascista de Bolsonaro incentiva a morte e gera gatilhos que resultam em tragédias como a de Foz do Iguaçu. O assassino que invadiu a festa do Marcelo Arruda teria gritado ‘aqui é Bolsonaro’, segundo depoimentos de testemunhas registrados no B.O.”, escreveu, em suas redes sociais.

Felix ainda destacou que o ódio político de Bolsonaro e o alto escalão de seu governo é dirigido não apenas a um partido político, mas contra a esquerda de forma geral.“Todos que defendem a vida precisam dar um basta nessa violência política e criminalização da esquerda brasileira, antes que mais vidas sejam perdidas”, preveniu o deputado do PSOL do DF.A deputada federal Sâmia Bomfim relembrou que Bolsonaro sempre incentivou a violência política em seus discursos.“‘Vamos botar ponto final em todos os ativismos do Brasil’, ‘Vamos fuzilar a petralhada.’ São frases de quem não só autoriza, mas incentiva a violência política como conduta. Temos que derrotar esse traste, e seguir a luta para enterrar de vez o movimento que lhe sustenta”, afirmou.

A deputada Fernanda Melchionna, do PSOL gaúcho, qualificou o caso como “assassinato político”.“Muito grave. Mais um assassinato político. Marcelo Arruda foi vítima da violência política e do ódio bolsonarista. Mais do que nunca devemos nos unir para defender as liberdades democráticas e a vida. Toda solidariedade aos companheiros do PT, aos amigos e familiares de Marcelo”, escreveu.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi