Parem o ataque aos direitos dos trabalhadores ucranianos!
1may2021_Kyiv-759x500-1

Parem o ataque aos direitos dos trabalhadores ucranianos!

Presidente Zelensky deve vetar as leis anti-trabalhistas 5161 e 5371 agora!

Somos solidários com o povo da Ucrânia, combatendo uma invasão brutal por parte da Rússia de Putin. Desejamos a vitória da resistência de seu povo sobre esta agressão criminosa.

Entretanto, é com pesar que constatamos – bem no meio de sua luta de vida e morte – que o povo trabalhador da Ucrânia foi atacado em uma segunda frente: leis que atacam seus direitos trabalhistas e condições de trabalho têm passado pelo parlamento ucraniano.

A última e pior delas, as Leis 5371 e 5161, foram adotadas em 19 de julho.

Esta petição explica como as leis destruiriam os direitos e as condições de trabalho dos trabalhadores ucranianos se fossem autorizadas a entrar em vigor.

Elas legalizariam os extremos de exploração na Ucrânia que também poriam em perigo os direitos dos trabalhadores em toda a Europa.

Um homem tem o poder de deter esta legislação desastrosa – o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky. Ele pode ratificar as leis ou vetá-las.

Como é vital que as leis 5161 e 5371 não sejam ratificadas, esta petição pede ao Presidente Zelensky que se coloque ao lado dos trabalhadores da Ucrânia exercendo seu veto presidencial sobre ambas as leis.

Elas devem ser substituídas por medidas que aumentem a segurança dos trabalhadores e permitam que eles e suas famílias sobrevivam à devastação da guerra e construam uma Ucrânia nova e mais forte.

Exigimos que o Presidente Zelensky atue! Assine a petição aqui! Envie a petição para suas redes!

Para mais informações sobre nossas campanhas trabalhistas, escreva para info@ukraine-solidarity.eu.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão