Executiva Nacional do PSOL declara: “Todo apoio ao povo peruano!”
327738971_1455019091690290_7362122460888190820_n

Executiva Nacional do PSOL declara: “Todo apoio ao povo peruano!”

Leia a resolução de solidariedade ao povo peruano aprovada pela Executiva Nacional do do partido.

Executiva Nacional do PSOL 27 jan 2023, 19:25

Desde a destituição e prisão do presidente eleito Pedro Castillo pelo Congresso Nacional no último dezembro, o Peru mergulhou numa sanguinolenta espiral de violência, que até agora já totalizou mais de 50 mortes e 300 feridos em manifestações populares.

A vice Dina Boluarte, tendo assumido a presidência, ordenou uma repressão violenta contra as manifestações que exigem sua renúncia e dos congressistas, liberdade para Castillo, seguidas de eleições gerais para a Presidência e o Congresso Nacional, ainda em 2023, além da abertura de um processo rumo à uma Assembleia Constituinte. Dina é responsável pelo verdadeiro massacre contra os manifestantes.

Apesar da violência, o povo segue se manifestando em corajosas marchas e manifestações expressando todo seu repúdio ao golpe e à repressão. A Marcha dos 4 suyos, evocando a tradição de luta histórica do povo peruano, chegou a Lima em 19/01, culminando numa grande greve geral que nacionalizou o processo de luta.

O governo respondeu com mais repressão: invadiu com tanques a Universidade de San Marcos, prendendo 200 ativistas e estudantes; enviou as tropas do exército para a região de Puno.

O PSOL se solidariza com o povo peruano e se soma aos pedidos internacionais de fim da repressão e liberdade aos presos políticos. Chega de massacres, nenhum morto mais! Nossa bancada parlamentar se posicionou e ainda questionou a comercialização de armas para o Peru, onde nosso país exporta munições e bombas para a repressão dos manifestantes.
Entendemos que o governo brasileiro , com a autoridade que tem, deve se pronunciar sobre a crise peruana, tal como fizeram os governos de Honduras, Colômbia, México, Bolívia e Chile. Seria necessário a ruptura das relações com a ditadura de Boluarte, como gesto para o conjunto dos povos do continente.

O PSOL também apoia as reivindicações populares de eleições gerais para a presidência e o Congresso, em 2023 e a abertura de um processo para eleição de uma Assembleia Nacional Constituinte. O povo peruano merece solidariedade e apoio!

Executiva Nacional do PSOL, 27 de janeiro de 2023.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 12 nov 2024

A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!

Governo atrasa anúncio dos novos cortes enquanto cresce mobilização contra o ajuste fiscal e pelo fim da escala 6x1
A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi