Executiva Nacional do PSOL declara: “Todo apoio ao povo peruano!”
Leia a resolução de solidariedade ao povo peruano aprovada pela Executiva Nacional do do partido.
Desde a destituição e prisão do presidente eleito Pedro Castillo pelo Congresso Nacional no último dezembro, o Peru mergulhou numa sanguinolenta espiral de violência, que até agora já totalizou mais de 50 mortes e 300 feridos em manifestações populares.
A vice Dina Boluarte, tendo assumido a presidência, ordenou uma repressão violenta contra as manifestações que exigem sua renúncia e dos congressistas, liberdade para Castillo, seguidas de eleições gerais para a Presidência e o Congresso Nacional, ainda em 2023, além da abertura de um processo rumo à uma Assembleia Constituinte. Dina é responsável pelo verdadeiro massacre contra os manifestantes.
Apesar da violência, o povo segue se manifestando em corajosas marchas e manifestações expressando todo seu repúdio ao golpe e à repressão. A Marcha dos 4 suyos, evocando a tradição de luta histórica do povo peruano, chegou a Lima em 19/01, culminando numa grande greve geral que nacionalizou o processo de luta.
O governo respondeu com mais repressão: invadiu com tanques a Universidade de San Marcos, prendendo 200 ativistas e estudantes; enviou as tropas do exército para a região de Puno.
O PSOL se solidariza com o povo peruano e se soma aos pedidos internacionais de fim da repressão e liberdade aos presos políticos. Chega de massacres, nenhum morto mais! Nossa bancada parlamentar se posicionou e ainda questionou a comercialização de armas para o Peru, onde nosso país exporta munições e bombas para a repressão dos manifestantes.
Entendemos que o governo brasileiro , com a autoridade que tem, deve se pronunciar sobre a crise peruana, tal como fizeram os governos de Honduras, Colômbia, México, Bolívia e Chile. Seria necessário a ruptura das relações com a ditadura de Boluarte, como gesto para o conjunto dos povos do continente.
O PSOL também apoia as reivindicações populares de eleições gerais para a presidência e o Congresso, em 2023 e a abertura de um processo para eleição de uma Assembleia Nacional Constituinte. O povo peruano merece solidariedade e apoio!
Executiva Nacional do PSOL, 27 de janeiro de 2023.