Debate com Vivi Reis em Lima reúne militantes peruanos contra a ditadura de Boluarte
Leia o relato do companheiro Jorge Escalante, da corrente Súmate al Nuevo Perú, sobre a atividade com a ex-deputada brasileira em Lima.
Leia o relato do companheiro Jorge Escalante, da corrente Súmate al Nuevo Perú, sobre a atividade com a ex-deputada brasileira em Lima.
Foi muito agradável compartilhar com os camaradas esta importante troca de experiências de lutas entre Peru e Brasil, na qual tivemos a presença da camarada Vivi Reis, ex-deputada federal do MES/PSOL, que nos contou sobre a situação em seu país. Em seguida, as opiniões, contribuições e reflexões dos camaradas, todos juntos, nos proporcionam uma melhor compreensão dos processos em nosso país e na América Latina.
As conclusões mais relevantes desta rica discussão foram, por um lado, a necessidade de construir uma ferramenta política estratégica, independente do regime e de seus partidos, que contenha um programa que reivindique as demandas e necessidades das maiorias, e que lute por uma saída mais fundamental para construir uma sociedade diferente, sob uma perspectiva socialista com democracia popular.
Ao mesmo tempo, a tarefa de formar um reagrupamento internacionalista anticapitalista e antiimperialista, a fim de alcançar uma grande disputa continental na América Latina e libertar os países da região do jugo imperialista.
E no campo da luta, onde hoje, tanto no Peru quanto nos países irmãos, as tarefas democráticas têm precedência. Para levá-las adiante, a prioridade é a organização e mobilização com a mais ampla unidade de ação, que é vital para obter vitórias, como no caso do Peru, para derrotar a ditadura de Dina Boluarte, fechar o Congresso e impor uma Assembleia Constituinte livre e soberana. E no Brasil para extraditar o genocida Bolsonaro e mandá-lo para a prisão sem anistia.
.
Uma reunião muito boa que contribui para a politização e que deixa como tarefa principal promover fortemente a filiação do Nuevo Perú por el Buen Vivir e apoiar as lutas do povo.