Nota de apoio à eurodeputada galega Ana Miranda
Nota em solidariedade à eurodeputada expulsa de Israel por sua solidariedade ao povo palestino.
A combativa deputada do parlamento europeu, eleita pela Galicia, Ana Miranda, do BNG(Bloco Nacional Galego) foi expulsa do autoritário Estado de Israel.
Ana Miranda integrava uma delegação oficial e tinha sido autorizada a entrar no país, mas acabou retida durante horas no aeroporto de Tel Aviv e foi depois expulsa. A razão alegada para tamanho autoritarismo foi a sua participação na Frota da Liberdade(2015), que rompeu o cerco e atravessou rumo à Gaza, levando ajuda humanitária.
A expulsão de Ana, que já se encontra bem e voltando às atividades normais como parlamentar, é obra do giro autoritário do novo governo Netanyahu. Acossado por manifestações dentro de Israel, contra a reforma judicial e pela heróica resistência palestina, que organiza mobilizações como a greve geral de 24/02 de Nablus, o governo sionista responde com mais repressão.
Condenamos à perseguição contra ativistas por parte do governo de Israel. E reafirmamos nosso apoio à deputada Ana Miranda, liderança internacionalista, com o qual o MES e o PSOL mantém fraternas relações.
Leia mais em https://www.esquerda.net/artigo/ana-miranda-eurodeputada-galega-expulsa-de-israel/85301