Ortega desterra e tira a nacionalidade de 222 presos políticos
presos nicarágua

Ortega desterra e tira a nacionalidade de 222 presos políticos

Dentre os apátridas, estão os sete pré-candidatos a Presidência impedidos de participar do pleito em 2021 e combatentes da Revolução Popular Sandinista

Antonio Neto e Humberto Mezza 9 fev 2023, 14:42

O regime ditatorial de Daniel Ortega e sua esposa Rosario Murillo desterrou hoje, 9 de fevereiro, 222 presos políticos. Ato seguido, o Legislativo, controlado pelo setor oficialista, aprovou em menos de uma hora uma reforma constitucional que elimina a nacionalidade nicaraguense de todos os presos.

Os 222 prisioneiros foram enviados, no início da manhã, aos Estados Unidos, mas horas depois o governo de Joe Biden emitiu uma nota afirmando que a decisão foi “unilateral” por parte da ditadura de Ortega e que não há nenhuma negociação bilateral.

Enquanto o Congresso aprovava a reforma constitucional que deixava os 222 presos políticos apátridas, a chancelaria da Nicarágua emitiu um breve comunicado no meio da qual afirmava que os 222 prisioneiros foram “deportados” do seu próprio país, explicitando o desterro.

De acordo com o comunicado do governo estadunidense, a decisão de Ortega não está enquadrada em nenhuma negociação, mas que aceita acolher os nicaraguenses expulsos através do Programa Parole, que contribui com a permanência legal dos imigrantes no seu território.

Dentre os 222 presos desterrados, destacam-se os sete pré-candidatos presidenciais que foram impedidos de participar do pleito em 2021, assim como emblemáticos combatentes da Revolução Popular Sandinista de 1979, como a Comandante Dora Maria Téllez e o ex-chanceler da época revolucionária Victor Hugo Tinoco, além de jornalistas, feministas e líderes universitários.

Segundo fontes do Departamento de Estado Norte Americano, o voo transportando os 222 nicaraguenses saiu de Manágua às 6h30min de hoje, com destino a Washington.

Histórico

Desde de 2018, quando os nicaraguenses se mobilizaram contra a reforma no sistema previdenciário, Daniel Ortega e Rosario Murillo, vem endurecendo e regime político prendendo opositores, o auge foi às vésperas das eleições presidenciais de 2021 quando, simplesmente prendeu, por delito de opinião, a todos os prováveis candidatos da oposição à Presidência da República. Desde então, ninguém foi poupado. Rádios e veículos de comunicação foram fechados, centenas de ONGs, Universidades e entidades de Direitos Humanos tiveram seus registros cassados e tiveram que operar desde fora da Nicarágua, a lista de violações aos direitos humanos é interminável.Segundo fontes da oposição, o bispo Rolando Álvarez, recentemente condenado pelo regime de Ortega, não quis abandonar a Nicarágua e continua na lista junto a pelo menos 30 presos políticos que continuam nas casernas da Nicarágua.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão