Comissão da Mulher aprova moção em solidariedade a vítimas do ‘coach do Campari’
livia-la-gatto-1558565277256_v2_900x506-1

Comissão da Mulher aprova moção em solidariedade a vítimas do ‘coach do Campari’

Requerimento foi apresentado pela deputada Sâmia após influenciador misógino virar réu por ameaçar e agredir psicologicamente a atriz Lívia La Gatto e a cantora Bruna Volpi

Mandato Sâmia Bomfim 3 abr 2023, 10:54

Foto: Reprodução/Web

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou uma moção de solidariedade à atriz Lívia La Gatto e à cantora Bruna Volpi. O Requerimento 15/2023, apresentado pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), tem o objetivo de prestar o devido apoio da Casa às vítimas do influenciador Thiago Schutz, conhecido por propagar ideias misóginas e machistas. Há duas semanas, a Justiça de São Paulo acatou denúncia do Ministério Público contra o “coach da Campari”, que agora responde como réu.

O texto do requerimento destaca que manifestações do discurso de ódio contra as mulheres, antes restritas a fóruns ilegais do submundo da internet, agora têm “circulação mais ampla, sendo perpetradas principalmente por homens brancos e das classes A e B”. Um exemplo desse fenômeno é o chamado “movimento red pill”, criado pela extrema-direita dos Estados Unidos, que tem Thiago como um dos principais adeptos no Brasil e ganhou destaque justamente com o episódio de violência cometido por ele contra Lívia e Bruna, em fevereiro.

“Esse caso ganhou repercussão midiática, mas isso acontece diariamente com várias brasileiras. Boa parte desses homens são aliciados a partir de um discurso de ódio e muitos são menores de idade. Se identificam abertamente como uma comunidade que propaga o ódio às mulheres por se sentirem subtraídos ou diminuídos em função da conquista dos nossos direitos, que inclusive precisa avançar cada vez mais, mas colocam como se fosse uma culpa nossa conseguir enfrentar as diferentes formas de violência e machismo”, declarou Sâmia à Comissão.

A deputada acrescentou ainda que o coach só virou réu após muita exposição e sofrimento das vítimas que optaram por trazer a público as ameaças, “mas quantas não conseguem?”. 

“A maioria das mulheres não sabem nem a quem procurar, em qual órgão denunciar. Então, é também o nosso papel aprimorar cada vez mais a legislação dos canais de denúncia para evitar que crimes como esse ocorram e, caso aconteçam, que as vítimas sejam acolhidas e amparadas de fato”, declarou Sâmia.


TV Movimento

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela
Editorial
Israel Dutra | 20 fev 2025

Altas temperaturas no cenário político

A emergência climática, a crise do governo Lula e a pressão pela prisão de Bolsonaro aquecem o cenário político
Altas temperaturas no cenário político
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"