Comissão de Direitos Humanos denuncia tortura e morte no Centro de Detenção do DF
1097182-vacpto_abr_0811174914_1

Comissão de Direitos Humanos denuncia tortura e morte no Centro de Detenção do DF

O interno Alan Fabiano Pinto de Jesus foi encontrado sem vida e com sinais de tortura na Ala do Pavimento Disciplinar na segunda (3)

Mandato Fábio Felix 10 abr 2023, 14:27

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O deputado distrital Fábio Felix (PSOL-DF), presidente da Comissão de Direitos Humanos  da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), denunciou ao Tribunal de Justiça a morte do interno Alan Fabiano Pinto de Jesus, que estava no Centro de Detenção Provisória I. O corpo do interno foi encontrado sem vida e com sinais de tortura na segunda-feira (3), na cela 4 da Ala do Pavimento Disciplinar.

O documento destinado à Vara de Execuções Penais informa que, no dia 27 de março, Alan Fabiano foi transferido da cela 13 para a cela 4, e teria sofrido diversas agressões físicas por parte de policiais penais.

“Também de acordo com informações recebidas pela Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal, o preso teria relatado que, além dessas agressões, sofreu ameaças e retirada injustificada de produtos de higiene. A OAB solicitou que fossem verificadas as câmeras internas de segurança para comprovar as violências”, ressalta Felix.

O parlamentar solicitou com urgência as imagens das câmeras de segurança – entre os dias 27 de março a 3 de abril – para que sejam  encaminhadas ao Ministério Público. 

“Também pedimos a realização imediata da perícia na cela em que o corpo de Alan Fabiano foi encontrado. Solicitamos ainda a oitiva dos policiais penais presentes nos dias em que o interno relatou ser violentado, para que possamos apurar o que aconteceu desde a transferência das celas até o momento em que foi encontrado morto”, explicou o deputado.

“A vida das pessoas em privação de liberdade é de responsabilidade do Estado, por isso pedimos a identificação dos responsáveis para que medidas de prevenção a práticas


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores