Comissão de Educação da Câmara aprova iniciativas do PSOL sobre violência nas escolas
thomazia-1024x630

Comissão de Educação da Câmara aprova iniciativas do PSOL sobre violência nas escolas

Entre as medidas acolhidas, a realização de uma audiência pública e moção de solidariedade às vítimas de ataque em SP

Mandato Sâmia Bomfim 6 abr 2023, 09:00

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Comissão de Educação da Câmara aprovou um requerimento de autoria da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) de moção em solidariedade aos familiares da professora Elisabete Tenreiro e das demais vítimas do atentado ocorrido na Escola Estadual Thomázia Montoro, situada na Zona Oeste de São Paulo. Além da morte trágica da docente, outras quatro professoras e um aluno ficaram feridos a faca. O estudante de 13 anos que cometeu os ataques está internado na Fundação Casa e o crime segue sob investigação.

“É fundamental nos debruçarmos sobre esse tema, a sociedade ficou muito assustada e tem aumentado os casos como esse aqui no Brasil. Com essa moção, estamos dizendo para os educadores e educadoras, para toda a comunidade escolar, que sigam confiando na Educação como um instrumento de transformação”, afirmou Sâmia.

Ao defender o REQ 37/2023, a deputada destacou a necessidade de o Parlamento somar esforços para enfrentar a violência nas escolas: 

“É um problema absolutamente complexo, não tem uma fórmula simples, mas é a nossa responsabilidade”. O documento ressalta que a professora Bete, de 71 anos, era conhecida pela “dedicação à tarefa de lecionar e formar cidadãos”. “O episódio mostra que o verdadeiro debate que precisa ser enfrentado acerca das escolas passa pelo combate à discriminação, à violência e à cultura do ódio”, diz um trecho da moção.

Durante a sessão, Sâmia alertou ainda que o tema precisa ser tratado com muita calma e seriedade pelo Congresso: 

“Porque há uma multiplicidade de aspectos, como o uso indevido das plataformas digitais, saúde mental, segurança efetiva e condições de trabalho dos professores. Estamos falando de escolas completamente sucateadas, de profissionais sobrecarregados e ambientes que são adoecedores”.

A parlamentar lembrou ainda que, em 2019, foi aprovada a Lei 13.935, garantindo a presença de assistentes sociais e psicólogos nas redes públicas de educação básica. No entanto, em grande maioria dos estados e municípios, a medida ainda não se tornou realidade. “Acredito, inclusive, que é parte das responsabilidades desta Comissão cobrar para que essa política seja implementada de fato”, concluiu.

Audiências públicas

Na mesma sessão, realizada na quarta passada (29), a Comissão de Educação aprovou outras duas importantes iniciativas encabeçadas pela bancada do PSOL na Câmara. A primeira foi o REQ 40/2023, que propôs uma audiência pública para debater exatamente a questão da violência nas escolas e a proteção de crianças, adolescentes e profissionais da educação. A seguinte, por meio do REQ 41/2023, foi solicitada a realização de uma outra audiência para tratar da previsão orçamentária e das condições estruturais das instituições de ensino e universidades federais.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 31 maio 2025

Há uma guerra em curso contra o meio ambiente

As respostas à emergência climática tornam-se lutas cada vez mais centrais perante os ataques do capital e dos governos
Há uma guerra em curso contra o meio ambiente
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Sem internacionalismo, não há revolução!
Conheça a nova edição da Revista Movimento! Assine a Revista!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça a nova edição da Revista Movimento! Assine a Revista!

Autores

Camila Souza