Comissão de Educação da Câmara aprova iniciativas do PSOL sobre violência nas escolas
thomazia-1024x630

Comissão de Educação da Câmara aprova iniciativas do PSOL sobre violência nas escolas

Entre as medidas acolhidas, a realização de uma audiência pública e moção de solidariedade às vítimas de ataque em SP

Mandato Sâmia Bomfim 6 abr 2023, 09:00

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Comissão de Educação da Câmara aprovou um requerimento de autoria da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) de moção em solidariedade aos familiares da professora Elisabete Tenreiro e das demais vítimas do atentado ocorrido na Escola Estadual Thomázia Montoro, situada na Zona Oeste de São Paulo. Além da morte trágica da docente, outras quatro professoras e um aluno ficaram feridos a faca. O estudante de 13 anos que cometeu os ataques está internado na Fundação Casa e o crime segue sob investigação.

“É fundamental nos debruçarmos sobre esse tema, a sociedade ficou muito assustada e tem aumentado os casos como esse aqui no Brasil. Com essa moção, estamos dizendo para os educadores e educadoras, para toda a comunidade escolar, que sigam confiando na Educação como um instrumento de transformação”, afirmou Sâmia.

Ao defender o REQ 37/2023, a deputada destacou a necessidade de o Parlamento somar esforços para enfrentar a violência nas escolas: 

“É um problema absolutamente complexo, não tem uma fórmula simples, mas é a nossa responsabilidade”. O documento ressalta que a professora Bete, de 71 anos, era conhecida pela “dedicação à tarefa de lecionar e formar cidadãos”. “O episódio mostra que o verdadeiro debate que precisa ser enfrentado acerca das escolas passa pelo combate à discriminação, à violência e à cultura do ódio”, diz um trecho da moção.

Durante a sessão, Sâmia alertou ainda que o tema precisa ser tratado com muita calma e seriedade pelo Congresso: 

“Porque há uma multiplicidade de aspectos, como o uso indevido das plataformas digitais, saúde mental, segurança efetiva e condições de trabalho dos professores. Estamos falando de escolas completamente sucateadas, de profissionais sobrecarregados e ambientes que são adoecedores”.

A parlamentar lembrou ainda que, em 2019, foi aprovada a Lei 13.935, garantindo a presença de assistentes sociais e psicólogos nas redes públicas de educação básica. No entanto, em grande maioria dos estados e municípios, a medida ainda não se tornou realidade. “Acredito, inclusive, que é parte das responsabilidades desta Comissão cobrar para que essa política seja implementada de fato”, concluiu.

Audiências públicas

Na mesma sessão, realizada na quarta passada (29), a Comissão de Educação aprovou outras duas importantes iniciativas encabeçadas pela bancada do PSOL na Câmara. A primeira foi o REQ 40/2023, que propôs uma audiência pública para debater exatamente a questão da violência nas escolas e a proteção de crianças, adolescentes e profissionais da educação. A seguinte, por meio do REQ 41/2023, foi solicitada a realização de uma outra audiência para tratar da previsão orçamentária e das condições estruturais das instituições de ensino e universidades federais.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 06 dez 2024

A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica

A lutas dos trabalhadores em São Paulo foi um marco na mobilização para melhores jornadas de trabalho.
A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi