DF terá Frente Parlamentar em Defesa e Proteção dos Povos, Comunidades Tradicionais e Religiões de Matriz Africana
Roda de Candomblé e Umbanda precede o evento de lançamento, que ocorre hoje em solenidade na Câmara Legislativa
Foto: Agência Brasil
Será lançada hoje, em Brasília, a Frente Parlamentar em Defesa e Proteção dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e das Religiões de Matriz Africana. A solenidade será realizada no Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal, às 19h.
“O Brasil é um Estado laico, sua composição jurídica não segue nenhum preceito religioso e deve respeitar igualmente todas as formas de crença, credo, religião ou ausência destas. Contudo, mesmo com as garantias constitucionais para a liberdade de culto, as religiões de matriz africana e seus praticantes sempre foram alvo de diversos episódios de agressões, ódio e discriminação. Por isso, a Frente Parlamentar é fundamental para enfrentar as violações a que esse público está submetido”, enfatiza o deputado distrital Fábio Felix (PSOL), que integra a nova frente.
O evento entregará Moção de Louvor para diversas Lideranças das Religiões de Matrizes Africanas e Povos de Terreiro que se destacaram pela prática de trabalhos sociais impactantes para toda a comunidade do Distrito Federal e do Entorno.
Também compõem a Frente Parlamentar os deputados Max Maciel (PSOL-DF), Chico Vigilante (PT-DF), Dayse Amarilio (PSB-DF) e Gabriel Magno (PT-DF).
Roda de Candomblé abre o lançamento da Frente
As religiões de Matriz Africana têm papel importante especialmente na educação sobre a história regional e nacional, uma vez que garantem a memória e a manutenção das culturas dos povos vindos da África para o Brasil na condição de escravizados. Pensando nisso, o nosso mandato promove desde 2019 uma Roda de Candomblé e Umbanda na Câmara Legislativa, que geralmente realiza Cultos Evangélicos e celebrações católicas, mas nunca havia recebido uma celebração afro-religiosa.
O momento recebe diferentes nomes a depender da “nação” que o pratica, podendo ser chamado como “Gira”, “Xirê”, “Sikassambi”, “Jimberessu”, dentre outros. Neste ano, a Roda de Candomblé e Umbanda precede o evento de lançamento da Frente Parlamentar, será às 18h na Praça da CLDF.