Melchionna avalia 100 dias do governo Lula
Fernanda Foto Luis Macedo- Câmara dos Deputados

Melchionna avalia 100 dias do governo Lula

Parlamentar do PSOL-RS destacou uma grande vitória, quatro pontos positivos e duas preocupações

Tatiana Py Dutra 10 abr 2023, 16:00

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República completa 100 dias nesta segunda-feira (10). Imprensa e boa parte da população oferecem avaliações sobre o desenrolar do governo no período, que exige ações para além da esperança cristalizada na posse, em 1º de janeiro. 

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) usou as redes sociais para fazer considerações sobre os 100 dias do Governo Lula. Ela categorizou a avaliação em: uma grande vitória, quatro pontos positivos e duas preocupações. 

“Começo com a vitória que não cansamos de celebrar: A eleição de Lula nos livrou do governo fascista e genocida de Bolsonaro (segue a lista)”, escreveu a parlamentar.

Feranda elogiou ainda a retomada de políticas públicas e ministérios em “áreas fundamentais, entre as quais mulheres, povos indígenas, negras e negros, LGBTQIA+,  meio ambiente e mudanças climáticas”. 

“A ação de resgate aos Yanomami é um exemplo muito forte dessa mudança”, pontuou Fernanda.

Outro destaque, segundo ela, foi a retirada dos Correios, EBC, Dataprev, Serpro e outras estatais do Programa de Privatização.

“É um gesto positivo no sentido de preservar o patrimônio do povo brasileiro. É preciso avançar, com a retirada da Trensurb e GHC da lista de privatização e reestatizar a Eletrobrás”, lembrou.

A suspensão temporária do Novo Ensino Médio foi considerada pela parlamentar “uma importante sinalização frente ao projeto que ameaça prejudicar sobretudo os estudantes da escola pública, ampliando o abismo entre ricos e pobres na educação”. Porém, destacou a necessidade de uma revogação definitiva da reforma.

O quarto ponto positivo  foi a retomada da valorização do salário mínimo acima da inflação.  

“Ainda que seja um ganho real tímido (2,8%), a medida aponta no sentido de recompor a renda das trabalhadoras e trabalhadores”, valorizou a deputada .

No campo das preocupações, vem o novo arcabouço fiscal, qualificado por Fernanda como uma “ameaça grave”, que mantém muito do que foi o teto de gastos de Temer e Bolsonaro, engessando o orçamento público para garantir o lucro dos especuladores. Segundo ela, “se implementado, o arcabouço restringirá investimentos na saúde, educação e outras áreas essenciais”.

“Também são sinalizações preocupantes nesses 100 dias o governo manter no cargo ministros que cometeram falhas graves, como José Mucio, que fez vista grossa ao golpismo, e Juscelino Filho, que usou benefícios de seu cargo para fins pessoais”, finalizou a parlamentar.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 19 nov 2024

Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas

As recentes revelações e prisões de bolsonaristas exigem uma reação unificada imediata contra o golpismo
Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi