Projeto de Lei cria regras de proteção às vítimas de assédio em estádios
deputada-federal-samia-bomfim-psol_1_44484

Projeto de Lei cria regras de proteção às vítimas de assédio em estádios

Legislação acrescenta regras sobre assédio e importunação sexual ao Estatuto do Torcedor

Redação da Revista Movimento 13 abr 2023, 12:30

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Tramita em caráter conclusivo nas comissões de Esporte, Defesa dos Direitos da Mulher e de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2448/22 da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP). O texto inclui no Estatuto do Torcedor dispositivos de proteção a assédio e importunação sexual em estádios do país.

Conforme a parlamentar, o estatuto já obriga clubes e entidades a garantir condições mínimas de segurança para os torcedores. Porém, ela avalia que ainda há deficiência para lidar com assédio e importunação em eventos esportivos.

“Os casos não se resumem às torcedoras, sendo comuns casos em que repórteres mulheres são postas em situação de vulnerabilidade ao trabalharem com reportagens em estádios, exemplo é o recente caso da repórter assediada em transmissão ao vivo no Maracanã”, relembra Sâmia. “São diversos os episódios em que os criminosos não se sentem amedrontados a cometerem infrações dada a ausência de canais e aparato legal que os responsabilize e protejam as vítimas”, acrescenta a parlamentar.

Responsabilidade

A prevenção desse tipo de violência contra a mulher é de responsabilidade do poder público, das confederações, federações, ligas, clubes, associações ou entidades esportivas, recreativas e associações de torcedores, de dirigentes, organizadores e promotores de eventos esportivos. Por isso, devem colocar à disposição do torcedor orientadores, serviço de atendimento e informativos de incentivo à denúncia para que quem tiver passado por situações de assédio ou importunação sexual encaminhe suas reclamações no momento da partida.

O texto ainda estabelece que sejam solucionadas imediatamente, sempre que possível, as reclamações dirigidas ao serviço de atendimento, com identificação do infrator e encaminhamento das queixas aos órgãos de defesa e proteção da mulher.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi