PSOL apresenta a CLDF projeto que pune prática da ‘cura gay’
21ª Parada do Orgulho LGBT na praia de Copacabana

PSOL apresenta a CLDF projeto que pune prática da ‘cura gay’

Proposta do deputado Fábio Felix prevê multa de até R$ 65 mil para quem promover ou praticar terapias de reorientação sexual

Redação da Revista Movimento 24 abr 2023, 12:10

Foto: Agencia Brasil

O deputado distrital Fábio Feliz (PSOL) protocolou um projeto de lei (PL) na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) que sugere multa de até R$ 65 mil para pessoas que promovam e pratiquem a chamada “cura gay”. Podem receber a punição pessoas físicas ou jurídicas, órgãos e organizações públicas de permitir, promover, organizar, divulgar e praticar “esforços ou terapias de conversão de orientação sexual, identidade e expressão de gênero”.

Dentre os exemplos dessa prática – que além de ineficaz, é nociva – estão tratamentos, cirurgias, aplicações indiscriminadas de medicação sem consentimento ou prescrição médica, chantagens, castigos, aulas ou sessões de aconselhamento, isolamento social, cultos e grupos de oração.

O PL também veta a exposição ou coação de pessoas LGBTQIAP+ “em cultos, missas ou sessões religiosas de quaisquer credos, a assumir a orientação sexual, identidade e/ou expressão de gênero, bem como a aceitar tratamento de correção”.

Nova tentativa

Amparado por lobby religioso, o projeto sobre a chamada “cura gay” já foi matéria até mesmo na Câmara dos Deputados. Em 2011, o deputado federal João Carlos (PSDB-GO) apresentou Projeto de Decreto Legislativo para derrubar a resolução do Conselho Federal de Psicologia, que, em 1999, proibiu que os profissionais da área fizessem terapias dessa natureza.

O projeto chegou a ser aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, em junho de 2013. Porém, pressionado pelo seu partido, João Carlos pediu o cancelamento de sua própria proposta, que acabou arquivada.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão