De onde deveria vir pressão, vem silêncio
O secretário de Cultura, Mario Frias, participa do programa A Voz do Brasil

De onde deveria vir pressão, vem silêncio

Conselhos de Ética da Câmara e do Senado acumulam 19 ações questionando decoro de parlamentares, mas não se reunem para avaliá-las

Tatiana Py Dutra 15 maio 2023, 15:00

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Na última quinta-feira (11), o deputado federal e ex-secretário especial de Cultura Mario Frias (PL-SP) foi filmado agredindo verbalmente o jornalista Guga Noblat na audiência na Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados. Irritado, Frias arranca o celular da mão de Noblat.

Nas redes sociais, Noblat disse que começou a filmar o deputado após ser xingado de anão. Frias calou. Independentemente disso, o destempero do parlamentar deveria pautar a reunião do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Sim, esse colegiado ainda existe – mas parece ser ignorado pelos parlamentares Seguidamente, o plenário é palco de bate-bocas e discursos ofensivos atos que poderiam ser enquadrados como quebra de decoro parlamentar, mas que seguem impunes.

A inação do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), diante desses episódios também fica evidente, e Noblat aproveitou o episódio da agressão para colocá-la na vitrine

“Sabemos que, na legislatura passada, ele fez de tudo para blindar os bolsonaristas e o próprio Bolsonaro. Ele fez esse trabalho e está junto com essas pessoas. Lira só deu um sermãozinho virtual em Nikolas Ferreira e nada mais. Com Lira à frente da Câmara, não dá para acreditarmos que eles serão punidos ou, de fato, terão que mudar de postura”, disse Noblat ao UOL News, referindo-se ao pastiche homeofóbico do bolsonarista mineiro, que vestiu peruca para zombar da transsexualiadade na tribuna da Câmara, no Dia da Mulher.

Dada a acusação, Lira passou a dizer que orientará o Conselho de Ética da Câmara a aplicar punições mais severas a casos de quebra de decoro, como suspensões com corte de salários. Primeiro terá de convencer o colegiado a se reunir. Desde a posse, há um mês, em 18 de abril, o conselho – formado apenas por deputados do Centrão – reuniu-se apenas uma vez, para eleição da mesa. Em 21 anos, ele aprovou apenas três suspensões: duas de Daniel Silveira e uma de Boca Aberta. Perdas de mandato são levadas para votação em plenário.

O Congresso Nacional está pleno de parlamentares de extrema direita, cujo modus operandi consiste em constranger, humilhar, agredir e ameaçar adversários. Eles faziam isso em suas redes sociais e conquistaram adoradores em seus domicílios eleitorais e até fora. Não por acaso, querem fazer da sede do Legislativo federal picadeiros de seu circo digital. Ocorre que a Câmara e o Senado têm regras e devem fazer cumpri-las para exigir um mínimo de decência no comportamento dos parlamentares.

Na semana passada, o deputado Coronel Chrisóstomo de Moura (PL-RO) bradou “tu não tá em Cuba, não, ô sobrepeso”, para criticar a defesa feita pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, à PL das Fake News. Em dado momento, chamou o magistrado para “a porrada”.

Ações como essas deveriam ser rapidamente apontadas e punidas. Porém, os conselhos de Ética da Câmara e do Senado têm 19 casos protocolados à espera de análise e não parecem ter pressa em avaliá-los. Aplicadas, as pedagógicas punições poderiam não apenas coibir essas ações, mas alertar as mentes embotadas sobre o que é inaceitável na prática parlamentar. Porém, de onde deveria vir pressão, vem silêncio.


TV Movimento

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.

Desenvolvimento Econômico e Preservação Ambiental: uma luta antineoliberal e anticapitalista

Assista à Aula 02 do curso do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento. Acompanhe nosso site para conferir a programação completa do curso: https://flcmf.org.br.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 09 set 2024

07/09 de Bolsonaro: a extrema direita levanta a cabeça, hora da esquerda afirmar seu programa

O ato esvaziado em São Paulo aconteceu em meio à divisão eleitoral do bolsonarismo na cidade
07/09 de Bolsonaro: a extrema direita levanta a cabeça, hora da esquerda afirmar seu programa
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 53
Nova edição da Revista Movimento debate Teoria Marxista: O diverso em unidade
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate Teoria Marxista: O diverso em unidade