Sâmia será a representante do PSOL na CPI do MST
Design-sem-nome-1080x630

Sâmia será a representante do PSOL na CPI do MST

Comissão é fruto de aliança entre extrema direita e ruralistas para criminalizar movimentos sociais.

Mandato Sâmia Bomfim 16 maio 2023, 09:30

Foto: Ascom Sâmia Bomfim

A Câmara deve instalar nas próximas semanas uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito, apelidada de “CPI do MST”. Fruto de uma aliança entre bolsonaristas e ruralistas, os deputados pressionaram Arthur Lira (PP-AL) e agora tentarão fazer desta comissão uma espécie de “contrapeso” à CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro.

A Federação PSOL/Rede decidiu pelo nome de Sâmia Bomfim (PSOL-SP) como representante nessa CPI. A deputada terá um árduo trabalho, já que a composição aponta para grande maioria de parlamentares com discursos contrários à Reforma Agrária no Brasil, alguns deles defendendo abertamente a criminalização dos movimentos sociais, dentre eles, o MST.

A deputada compareceu, no último fim de semana, à IV Feira Nacional da Reforma Agrária, que aconteceu em São Paulo. Sua ida visou dar visibilidade e fortalecer os mais de 1,2 mil trabalhadores rurais assentados que levaram sua produção dos quatro cantos do país para a feira. Produtos livres de agrotóxicos e de superexploração do trabalho.

“Vamos (para a CPI) de peito aberto, pois não há nada a temer. Querem criminalizar o MST para tirar o foco das atrocidades dos bolsonaristas contra o país. Não vão nos intimidar! Denunciarei o trabalho escravo em latifúndios, o uso de agrotóxicos que leva veneno para as famílias, o não cumprimento da função social da propriedade. Lutar é um direito! Reforma agrária para alimentar os milhões que passam fome, gerar renda e justiça social.”, declarou Sâmia.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 09 abr 2025

A primeira crise da Era Trump II

As consequências da nova guerra tarifária de Trump que derrubou bolsas de valores por todo planeta
A primeira crise da Era Trump II
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"