Ato em solidariedade ao povo de Jujuy acontece em São Paulo
WhatsApp-Image-2023-06-27-at-11.44.03-2

Ato em solidariedade ao povo de Jujuy acontece em São Paulo

A província argentina de Jujuy foi palco de manifestações violentamente reprimidas pelo governo local

Revista Movimento 28 jun 2023, 10:07

Nesta última terça-feira, 27/06, ativistas e militantes de diversas organizações de esquerda estiveram presentes em frente ao prédio do consulado argentino em São Paulo expressando repúdio sobre a violenta repressão policial contra as manifestações populares que tiveram palco na província argentina de Jujuy.

A mobilização recente na província já dura todo o mês de junho e foi provocada pela proposta de reforma constitucional local promovida pelo governador Gerardo Morales, também presidente nacional do tradicional partido União Cívica Radical. A reforma constitucional coloca a necessidade de “aviso prévio” para a realização de manifestações na província, cujo território possui diversos conflitos fundiários e ricas jazidas de lítio, metal de crescente valorização no contexto internacional da transição energética.

As manifestações já contam com dezenas de presos e feridos. Durante a repressão também foram identificados policiais infiltrados entre os manifestantes, invasões de residências sem permissão legal e a utilização de veículos policiais sem identificação. No mesmo dia de ontem, a Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Argentina apresentou denúncia contra o governo local pela violência na repressão aos protestos.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 30 abr 2025

“E a classe trabalhadora, hein?”

O 1º de Maio e as lutas vivas dos trabalhadores no Brasil e no mundo
“E a classe trabalhadora, hein?”
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"